No CIRNE 2013 Fisioterapia da Univiçosa reedita experiência em evento internacional

Publicado em 12 de março de 2013

Parte da representação da Univiçosa no CIRNE 2009

“Mais uma vez vamos participar do melhor congresso internacional de Terapia Manual da América Latina”. A afirmação é do Fisioterapeuta Celber Limonge, Gestor do Curso de Fisioterapia da Univiçosa-Esuv, ao confirmar presença no CIRNE 2013. O Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva vai ocorrer entre 15 e 18 de maio, no Rio de Janeiro. “O evento reúne nomes respeitados na prática clínica vindos de diversas partes do Brasil e do exterior”, diz Celber.

Em duas ocasiões a Univiçosa aproveitou a participação para promover a Semana Acadêmica de Fisioterapia: em 2009 (Belo Horizonte, Minas Gerais) e em 2011 (Vitória, Espírito Santo). A iniciativa estimulou os alunos e despertou o sentido de valorização da profissão, algo sem precedentes para alunos, ex-alunos e professores.

Celber Limonge sustenta que a presença nos eventos permitiu maior proximidade de referências profissionais na Fisioterapia e divulgou para todos que a Univiçosa reconhece, divulga, participa e se preocupa em desenvolver a “boa Fisioterapia”.

Com participação maciça de professores, foi a oportunidade de reciclar conhecimentos e trocar contatos com fisioterapeutas que escrevem e pesquisam sobre o que ensinam em sala de aula.

No III CIRNE, o estudante da Univiçosa João Antônio Rezende, orientado por Celber Limonge, teve seu trabalho aceito para apresentação na forma de pôster. O trabalho selecionado foi “Perfil dos Pacientes com Lombalgia na Clínica Escola de Fisioterapia da Univiçosa”.

Repercutiu muito bem nas ocasiões em que participamos o apoio da Univiçosa aos alunos e professores de Fisioterapia, de acordo com Celber Limonge. “Todos ficaram impressionados com os estímulos que a Instituição oferece, dentre os quais a Uniclínica, a qualidade dos professores, o conteúdo programático, a ênfase em Terapia Manual, as palestras rotineiras, os eventos acadêmicos e esta iniciativa pioneira de levar semanas acadêmicas a um evento internacional como o CIRNE”.

Como ocorreu nas edições anteriores do CIRNE, a Univiçosa vai subsidiar 60% do valor do transporte para os alunos, professores e ex-alunos.

A Comissão Organizadora do CIRNE 2013 concederá aos inscritos da Univiçosa alguns privilégios: todos, inclusive professores e ex-alunos, pagarão o valor da inscrição como estudantes; todos ganharão um workshop internacional; todos ganharão a tradução simultânea; os 10 primeiros alunos inscritos ganharão o segundo workshop internacional.