Hospital Veterinário da Univiçosa realiza procedimentos em urutu e jabuti

Publicado em 14 de setembro de 2011


Professor Moacir Carreta Junior [Animais Silvestres, Ecologia]. Curso de Medicina Veterinária. FACISA (Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde), mantida pela Univiçosa

Nesta sexta-feira (9), no Centro Cirúrgico do Hospital Veterinário da Univiçosa, foi realizada uma enucleação do globo ocular direito de uma urutu (Bothrops alternatus). A serpente peçonhenta, proveniente do Museu de Zoologia da Universidade Federal de Viçosa, sofreu uma lesão perfurativa no olho e, como consequência da lesão, uma infecção presente colocava em risco a sobrevida do animal.

Mediante procedimento anestésico próprio para serpentes, aplicado pelo Médico Veterinário Luis Eugênio Franklin Augusto, e sob os cuidados cirúrgicos da Doutora Kelly Cristina Souza Pontes, o olho comprometido foi removido com sucesso. O animal encontra-se em ótimo estado de saúde.

Um dia antes [quinta 8 de setembro], foi encaminhada ao Hospital Veterinário uma fêmea de jabuti (Chelonoidis carbonaria) com a quadro de interrupção na postura. Foi constatado em exame radiográfico que o animal encontrava-se em distocia, com a presença de três ovos intactos na cavidade celomática. Após uma primeira tentativa sem sucesso de estimulação da postura por correção do ambiente em que o animal se encontrava, foi realizado ontem (13) o tratamento da fêmea com gluconato de cálcio e ocitocina, o que resultou na postura dos três ovos após 35 minutos da aplicação do hormônio. O quadro de saúde do animal é ótimo, apresentando, inclusive, o retorno do apetite, que havia diminuído.