Leonardo Santana Rocha, Gestor do Curso de Enfermagem da Univiçosa
Notícia publicada recentemente pela revista Veja mostra evoluções importantes no campo da cirurgia cardíaca minimamente invasiva, a hemodinâmica, e revela para nós, enfermeiros, um excelente segmento de atuação profissional.
A reportagem destaca uma nova prótese utilizada na desobstrução arterial que reduz os efeitos nocivos dos dispositivos metálicos utilizados normalmente. A nova prótese é totalmente absorvida pelo organismo e já utilizada no Brasil neste mês. Foi durante cirurgia realizada em 8 de agosto no Hospital Dante Pazaneze (SP). A operação de uma paciente de 66 anos de idade foi conduzida com sucesso por 2 médicos e 2 enfermeiros, corrigindo uma obstrução de 93% da artéria coronária direita. Foi o primeiro procedimento do gênero no Brasil com o stent reabsorvível, um avanço de valor inestimável na angioplastia [desobstrução arterial por cateter sem abertura do peito do paciente]. Os antigos stents são feitos de aço inoxidável e o novo é produzido com ácido polilático, semelhante ao plástico; foi desenvolvimento pelo Laboratório Abbott.
A cirurgia cardíaca minimamente invasiva ou Hemodinâmica é um ótimo campo de atuação para o profissional enfermeiro que queira seguir por esta vertente, que se caracteriza por procedimentos complexos, de alto custo financeiro, cujo resultado é imediato, devolvendo ou recuperando a qualidade de vida do paciente.