Em palestra Caco Barcellos motiva e emociona

Publicado em 29 de outubro de 2013

O jornalista e o público (Foto: Paulo Sacramento/UNIVIÇOSA)


Na segunda-feira 28 de outubro, no Parthenon, em Viçosa, o jornalista Caco Barcellos (Rede Globo de Televisão) cativou e emocionou mais de 400 pessoas na palestra “Escolha da Profissão”. Na plateia, estudantes do Ensino Médio e universitários, diretores, professores e profissionais.

Caco Barcellos enfatizou que a mudança de profissão é muito natural no mundo de hoje e que sempre há tempo de correr atrás dos sonhos. Disse ainda que foi estudante de Engenharia durante alguns anos, mas gostava muito de escrever, por isto resolveu mudar de profissão e formou-se em Jornalismo. “Temos que buscar a felicidade, a realização profissional e não necessariamente apenas a questão financeira, embora ela seja muito importante.

O público presente ouviu mensagens de motivação, se emocionou com as histórias contadas pelo jornalista e ouviu conselhos interessantes sobre a escolha da profissão. “Foi uma ótima iniciativa da UNIVIÇOSA/ESUV essa visita do Caco Barcellos, pessoa simples, emocionante, motivadora. São coisas inexplicáveis da vida que só acontecem uma vez”, disse Marcelo Filardi, um dos presentes no Parthenon.

Veja fotos exclusivas feitas pelo fotógrafo Paulo Sacramento.

O Diretor Acadêmico da UNIVIÇOSA/ESUV, Per Christian Braathen, disse que quem não foi perdeu, e perdeu muito. “Além da filosofia e vivência pessoal e profissional, do otimismo e da motivação, Caco Barcellos nos brindou com uma verdadeira aula de cidadania”.

Para a Diretora da Faculdade, Adriana Cambuí, foi um momento de muito aprendizado, uma vez que o jornalista relatou sua história de vida e sua experiência profissional, sobretudo no programa semanal “Profissão Repórter”, fazendo uma importante conexão com a importância da escolha da profissão. “Para a UNIVIÇOSA/ESUV foi uma experiência muito positiva, pois proporcionamos aos alunos do Ensino Médio um momento de reflexão sobre a formação para o mercado do trabalho, as diversas áreas de atuação e as escolhas que fazemos diante de tantas opções. E essas escolhas sempre geram dúvidas de muitos adolescentes ávidos por um emprego promissor”, concluiu.

Caco Barcellos

Nascido em Porto Alegre (RS), foi taxista trabalhou em diversos outros segmentos antes de se tornar repórter. Começou no jornalismo ainda no Rio Grande do Sul e teve atuação destacada em veículos da imprensa alternativa nos anos 1970. Antes de trabalhar na Rede Globo, foi repórter de jornais e das revistas, inclusive como correspondente internacional. Atualmente produz e apresenta o “Profissão Repórter” liderando uma equipe de jovens jornalistas.

É autor dos livros “Rota 66”, “Abusado, O Dono do Morro Dona Marta” e “Nicarágua, A Revolução das Crianças”.