A Univiçosa tem incentivado a participação de professores e alunos em eventos científicos com apresentação de trabalhos desenvolvidos na Instituição. A Médica Veterinária Alessandra Arreguy, Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, comemora: “Com esse estímulo, além do respaldo regional já consolidado, estamos buscando o respaldo na comunidade científica nacional e internacional".
Entre 25 e 27 de maio, por exemplo, a Univiçosa foi representada no XIX Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, em Recife (PE), pelo Professor Giancarlo Magalhães dos Santos [Biotécnicas da Reprodução] e pelos alunos Daniel Mendonça de Araújo Lima e Ronaldo Silveira.
Giancarlo elogiou o Congresso. “Trata-se de um dos principais eventos na área de Reprodução Animal que ocorre anualmente no Brasil, sendo abordados temas atuais de Biotecnologias e Fisiologia da Reprodução. Foram divulgadas informações importantes sobre o que há de mais novo na área”, diz.
O Professor aproveitou a presença no Congresso para apresentar parte de sua pesquisa de Doutorado, com o resumo “Ativação Química de Ovócitos Bovinos Imaturos Vitrificados em Duas Concentrações de Soluções de Equilíbrio”.
Já o aluno Ronaldo Silveira apresentou o resumo “Efeito de Diferentes Concentrações e Tempos de Incubação na Acuidade do Teste Hiposmótico”. Satisfeito com o resultado, Ronaldo afirma que foi possível acompanhar as tendências do que está sendo pesquisado e abordado na área da reprodução animal. “É a área que desejo seguir. A aceitação do meu trabalho foi muito interessante. Além de somar pontos em meu currículo, me estimula a escrever ainda mais, e poder levar o nome da Univiçosa a um congresso desse nível. Certamente, todos que puderem devem participar de congressos e eventos científicos da área ainda na graduação. Neles, a gente vê outra realidade, diferente da que vemos em de sala de aula. É, também, a chance de fazer novos contatos”.
O acadêmico Daniel Mendonça participou do Congresso com os resumos “Biometria Testicular em Suínos da Raça Piau” e “Qualidade Seminal em Suínos da Raça Piau”.
“Temos incentivado a pesquisa na Univiçosa e a participação dos nossos alunos em projetos de diversas áreas representa a constante busca pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. Eventos como o Congresso de Recife são importantes, não somente para o currículo do acadêmico, mas também para a divulgação dos trabalhos realizados na Instituição”, finaliza Alessandra Arreguy.