Na manhã de sábado (20), voluntários do Serviço de Nefrologia do Hospital São Sebastião, da faculdade, Secretaria Municipal de Saúde, Unimed e UFV (Universidade Federal de Viçosa) participaram de ações sociais na Praça Silviano Brandão e na Feira Livre de Viçosa orientando sobre como prevenir ou conviver com as doenças renais. A campanha “Previna-se!” seguiu os padrões da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia).
O grupo da Faculdade foi coordenado pelo Professor “Patologia” Gabriel Domingos Carvalho, responsável pelos programas de extensão da Faculdade.
Veja mais fotos
Servidores da saúde, profissionais do Hospital São Sebastião e da Unimed, e universitários da UFV e da faculdade oferecem ao público informações sobre as doenças renais, seus fatores de risco (hábitos alimentares e condutas de vida) e formas de prevenção e de diagnóstico. Houve distribuição de material informativo específico e brindes. Parte do público respondeu a um questionário padrão adotado pela SBN para o levantamento de dados sobre aspectos nutricionais: peso, medidas, massa corpórea, pressão arterial e dosagem de glicose. Os atendidos com algum fator de risco foram encaminhados para a realização de exames mais detalhados em laboratório cedido pela Secretaria Municipal de Saúde.
As doenças renais crônicas atingem mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo e no Brasil, são cerca de 2 milhões de doentes, dos quais, segundo estimativas da SBN, 60% não sabem que têm o problema.
Faculdade distribui Cartilha da Saúde
A faculdade aproveitou a campanha “Previna-se!” para apresentar ao público a Cartilha da Saúde. Com projeto gráfico moderno, bem ilustrado e textos de fácil entendimento, a Cartilha traz informações produzidas por professores, alunos e gestores dos seis cursos de saúde ofertados pela Faculdade: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.
Além de Viçosa, haverá distribuição da Cartilha da Saúde em Teixeiras, Ervália, Cajuri, Canaã, Coimbra, Guaraciaba, Porto Firme e Ponte Nova, dentre outras cidades. Para a Diretora da Faculdade, Adriana Cambuí, “a Zona da Mata será privilegiada ao receber material tão rico em informações que são de grande utilidade no dia-a-dia da comunidade”.
A Cartilha da Saúde é patrocinada pelo Banco Mercantil do Brasil, CPT, Microvet, Agropecuária Graminha, Transportadora Confiança e Óptica Hospital dos Óculos.
Em ação social faculdade e parceiros fazem campanha sobre doenças renais
Publicado em 23 de março de 2010