O governo brasileiro e o uso do software livre

Publicado em 28 de maio de 2014

Foto: Stock Photos


Hermes Nunes Pereira Júnior: Especialista em Engenharia de Software. Professor do curso de Redes de Computadores da UNIVIÇOSA


O uso do software livre deixou de ser uma questão filosófica defendida por hackers e crackers, e se tornou um assunto intimamente ligado ao nosso cotidiano a partir do momento que nossos dados e informações podem ser coletados e remetidos a órgãos governamentais de controle.

Recentemente, o governo brasileiro foi alvo de espionagem americana, tendo suas informações confidenciais monitoradas pelas agências de segurança americana. Esta espionagem ganhou as manchetes quando Edward Snowden, funcionário da NSA [agência de segurança do governo americano] expôs a espionagem ao mundo.

A partir deste evento especificamente, o governo brasileiro orientou a todos os órgãos de sua estrutura a utilizarem softwares de email (tanto clientes quanto servidores) com criptografia, para dificultar a captura e leitura de conteúdos de emails. O software sugerido foi o Expresso.

O portal Software Livre contém um número considerável de casos de uso e software em empresas privadas e no serviço público, mostrando que o Brasil tem uma produção de softwares que podem suprir uma grande parcela das necessidades correntes de empresas e do serviço público.