Benzeno

Publicado em 17 de novembro de 2014

Seus constituintes são muitos utilizados como matéria-prima na fabricação de detergentes, por exemplo (Foto: Stock Photos)

Raquel Moreira Maduro de Carvalho: Química, Mestre e Doutora em Engenharia Química. Professora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Univiçosa

O benzeno é classificado como o mais simples dos compostos aromáticos, no qual se encontra na forma líquida e incolor sob as condições normais de temperatura e pressão. As principais fontes são o carvão de pedra, ou hulha, e o petróleo.

O carvão presente em altas temperaturas e suas determinadas condições reacionais produz dentre outros produtos um resíduo oleoso denominado alcatrão da hulha. Esse produto é uma mistura de vários compostos principalmente de hidrocarbonetos aromáticos e hetereoaromáticos; quando separados, seus constituintes são muitos utilizados como matéria-prima nas indústrias para fabricação de diversos produtos que estão presentes no nosso dia a dia, tais como polímeros, pesticidas, tintas, adesivos, detergentes, sabão em pó, nylon, dentre outros.

Sendo mais específica nos exemplos, tem-se que os estirenos — síntese do benzeno com o eteno, são utilizados na produção de poliésteres para a fabricação de embalagens plásticas e materiais descartáveis, isopor e vários outros produtos. O LAB (Linear Alkyl Benzene) tem utilidade na produção de detergente e sabão em pó. O antraceno é usado para a síntese de corantes da antraquinona.

Desta forma, nós, seres humanos, estamos expostos a pelo menos uma quantidade de benzeno — em casa, no trabalho ou em ambiente ao ar livre. Acredita-se que as principais fontes de exposição sejam através da fumaça do tabaco, escape de veículos a motor, alimentos defumados, dentre outros.

Embora haja uma grande exigência mundial para inovação tecnológica na substituição de compostos tóxicos utilizados nas indústrias por aqueles de baixa contaminação e/ou redução do teor das substâncias carcinogênicas. Este processo não ocorreu com o benzeno e seus derivados maléficos, pois eles ainda são altamente utilizados na indústria.

Portanto, deve-se ficar atento à exposição de ambientes ou produtos contendo benzeno e seus derivados maléficos como forma de proteger a qualidade de vida.