Nutrição consumo da ração humana requer cuidados especiais

Publicado em 23 de fevereiro de 2010

Muitos computadores ainda sem internet (Foto: http://www.photl.com/pt)

(*) Josiane Dalila Faria 

A Ração Humana consiste em uma mistura de cereais integrais – linhaça, aveia, fibra de trigo, leite de soja, açúcar mascavo, castanha, amêndoas, gergelim, germem de trigo e levedo de cerveja – que não foram submetidos ao processo de refinamento e, por isso, são considerados boas fontes de fibras, lipídios de boa qualidade, vitaminas e minerais. Devido à sua constituição, esta mistura ajuda a controlar o colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica e regula o trânsito intestinal, auxiliando na desintoxicação do organismo. Além disso, aumenta o período de saciedade, reduzindo o apetite, o que auxilia no processo de emagrecimento, quando associado a uma reeducação alimentar e atividade física orientada. 

Como a mistura é rica em fibras, é preciso ingerir muito líquido, no mínimo dois litros de água/dia, para evitar obstipação intestinal. A dose diária não deve ultrapassar duas colheres de sopa, sendo adicionado a sucos, ao iogurte ou ao leite. 

A ração humana pode ser um complemento alimentar, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde, mas nunca deve ser usada para substituir refeições como almoço ou jantar. O emagrecimento não é restrição e diminuição brusca de alimento; é um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia. 

De acordo com a Professora do Curso de Nutrição da Faculdade, Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho, Nutricionista, mestre em “Ciência da Nutrição” e doutoranda em “Ciência e Tecnologia de Alimentos”, a ração humana possui nutrientes de boa qualidade em sua composição como os ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-9, intimamente ligados à redução do colesterol total, LDL e Triacilglicerois, mantendo uma boa saúde cardiovascular. É também rica em fibras, que poderão auxiliar na perda de peso. Entretanto a ração humana não deve ser o agente principal para a perda de peso ou para manutenção da saúde vascular. Para promoção da saúde e perda de peso saudável é necessária uma dieta equilibrada associada a uma atividade física regular. Para isso, é importante o acompanhamento com nutricionista e treinador físico.

(*) Acadêmica do Sétimo Período do Curso de Nutrição sob supervisão das Nutricionistas Luiza Carla Vidigal Castro (Gestora do Curso) e Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho (Professora)