Disciplina de Nutrição Animal motiva visita a fábrica de rações

Publicado em 28 de maio de 2015

Acadêmicos de Medicina Veterinária em aula prática na fábrica de ração

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa visitaram a fábrica de ração da Universidade Federal de Viçosa, nos dias 19 e 26 de maio.

Embora exista um trabalho intenso dos professores do curso, atividades práticas no campo possibilitam habilitar o acadêmico quanto à atuação profissional. Assim, as turmas práticas da disciplina de Nutrição Animal tiveram a oportunidade de visitar a fábrica de rações da UFV, sendo acompanhados pelo Mestre em Zootecnia, Mauro Jarbas de Souza de Godoi, responsável técnico da fábrica. Os alunos puderam acompanhar todos os setores, desde o recebimento de matéria prima, até o controle de qualidade final na fabricação das rações.

Atualmente há necessidade de fazer uma reflexão sobre o ensino superior, pois ele tem como objetivos desenvolver o discente em todas as suas habilidades e competências para torná-lo um sujeito mais apto profissional e socialmente. O curso de Medicina Veterinária tem se expandido por causa da disponibilidade de técnicas avançadas de diagnóstico e de terapias para a maioria das espécies animais, bem como pelos avanços científicos em outras áreas, como genética, biotecnologia e fisiologia, que proporcionam o desenvolvimento de sistemas de produção animal mais racional, quanto à produtividade e bem estar animal.

Neste contexto, o curso de Medicina Veterinária abrange também a formação na área de Zootecnia, atuando em setores do conhecimento como nutrição, genética e melhoramento animal, estatística e técnicas de manejo geral, contribuindo fortemente para o desenvolvimento agrícola, intervindo nos processos produtivos e de manejo animal.

Segundo o professor Rogério Pinto, coordenador da disciplina de Nutrição Animal, “este é um dos diferenciais do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, que permite ao aluno, além da formação tradicional em áreas clínicas e sanitárias, conhecimentos em produção animal. A expansão do agronegócio brasileiro faz com que se abra um ótimo mercado de trabalho para aqueles que detêm este diferencial”.

O professor Rogério também enfatizou a importância das parcerias na formação dos alunos, uma vez que os campos de estágios e de aulas práticas são fundamentais. Finalizou “agradeço ao Departamento de Zootecnia da Universidade Federal e Viçosa, na pessoa de sua Chefe de Departamento Melissa Izabel Hannas, e ao Profissional Mauro Jarbas de Souza de Godoi que gentilmente atenderam ao pedido para realização das aulas práticas”.