Dia do Médico Veterinário é comemorado na Univiçosa com palestra

Publicado em 09 de setembro de 2015

Mariana Brettas abordará o tema "O que esperar do futuro profissional"

Em comemoração ao Dia do Médico Veterinário a Professora Mariana Brettas ministrará a palestra “O que esperar do futuro profissional”, às 19h, na sala 213 da Unidade 1, nesta quarta-feira (9).

Mariana Brettas possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia. Atualmente é mestranda em Medicina Veterinária pela UFV, com abordagem na dermatologia equina.

A normatização para a atuação do Médico Veterinário e para o ensino da profissão foi criada em 9 de setembro de 1933, por meio do Decreto n 23.133 pelo Presidente Getúlio Vargas, mas as escolas de Medicina Veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.

A partir do Decreto e em reconhecimento, a data passou a ser comemorada como Dia do Médico Veterinário, que trabalha diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, que podem ser zoonóticas, dos animais domésticos e silvestres, consequentemente trabalha também com a saúde humana.

O curso de Medicina Veterinária da Univiçosa tem como objetivo a formação de Médicos Veterinários generalistas, capazes de se dedicarem à prevenção, controle e tratamento de doenças de animais domésticos, animais de produção e silvestres, além da qualidade e segurança dos produtos de origem animal consumidos pelo homem, através do controle sanitário dos rebanhos e do acompanhamento na obtenção dos produtos de origem animal.