Trabalhos realizados por alunos de Engenharia Civil são exposto na Univiçosa

Publicado em 23 de fevereiro de 2016

Alunos do terceiro período de Engenharia Civil da Univiçosa construíram pontes utilizando como matéria-prima palitos de picolé e cola

Como parte da disciplina “Física Mecânica e Dinâmica”, ministrada pelo Professor William Santos, alunos do terceiro período de Engenharia Civil da Univiçosa construíram pontes utilizando como matéria-prima palitos de picolé e cola. Parte dos trabalhos está exposta no hall do Prédio Principal da Unidade 1.

O objetivo é estimular o trabalho em equipe e a criatividade na montagem, em conexão com outras disciplinas, como Mecânica dos Sólidos e Pontes, de acordo com o Professor. “Não é um concurso porque eles ainda não viram disciplinas que tratam mais especificamente do assunto. Mas uma forma de estimular o trabalho e possibilitar a interação das disciplinas”, diz.

O Gestor do Curso, Professor Adonai Fineza, explica que os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável pela elaboração de uma ponte. “A ideia do projeto de pontes do Professor William é, na verdade, fazer um campeonato de teste de carga. Existem várias formas de se fazer uma ponte: treliçada, balanço, cabeamento, arco. Cada grupo escolheu um tipo e desenvolveu o projeto com palitos. A disciplina começa a mostrar porque que algumas pontes conseguem receber mais ou menos carga, que é devido ao formato, a distribuição e aplicação de força, a transmissão de força de palito para palito, a forma de junção dos palitos de colagem, e tudo isso influência no teste de carga da ponte, então começou com essa turma”.

A intenção é desenvolver um campeonato de teste de carga dentro da Univiçosa como um Projeto de Extensão. “O campeonato deverá ser aberto a todas as turmas de todos os períodos. E quem quiser participar vai ter que desenvolver o seu projeto sendo ‘x’ palitos para cada equipe. Cada turma vai ter a quantidade de palitos para desenvolver seu projeto e, depois, será feito o teste de carga. Quem conseguir mais carga pelo número de palitos ganha”, conclui o Gestor.

A data do campeonato ainda será definida.