Caso de cão com tumor tratado na UNIVIÇOSA é publicado em revista científica

Publicado em 22 de março de 2014

Tumor dermoide

A publicação de um relato de caso oftálmico em uma conceituada revista do meio veterinário é o mais novo motivo de orgulho para a UNIVIÇOSA. O artigo relata o caso de um cão que teve diagnóstico de tumor dermoide acometendo a córnea e que foi tratado cirurgicamente por ceratoplastia com membrana amniótica bovina preservada em glicerina 99% em meio ambiente.

O tumor dermoide é uma massa congênita, de tecido microscopicamente normal em um local anormal. O tratamento para a doença consiste na remoção do tecido anormal e, dependendo de sua profundidade na córnea, pode ocorrer aplicação de enxerto. A utilização do âmnio nas condições descritas foi desejável por já ter sido demonstrada sua eficiência na reconstrução da superfície ocular em outras situações. A cirurgia requer microscópio cirúrgico para sua realização, por isso foi executada na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A então aluna do curso de Medicina Veterinária da UNIVIÇOSA, Paula Baêta da Silva Rios, e sua orientadora, Kelly Cristine de Sousa Pontes, professora de cirurgia, utilizaram o caso como TCC e, com a ajuda de outros profissionais e alunos da UNIVIÇOSA, conseguiram excelente resultado. O trabalho “"Membrana amniótica bovina, preservada em glicerina, na reparação da córnea após ressecção de tumor dermoide em um cão - Relato de caso” foi publicado na revista Clínica Veterinária (ano XIX, n.109, p.58-66, 2014).

“Cada vez mais nossos trabalhos são desenvolvidos visando não somente a defesa de TCC pelo aluno, mas a publicação em revistas reconhecidas, o que melhora o currículo de todos os envolvidos e divulga o nome de nossa Instituição, além de demonstrar o reconhecimento de nossos esforços para isso”, avalia a Gestora do Curso, Alessandra Sayegh Arreguy Silva. “Paula Baêta da Silva Rios, Kelly Cristine de Sousa Pontes, Andrea Pacheco Batista Borges, Gláucia Matos Marques da Silva e João Paulo Machado merecem nossos parabéns pela publicação do trabalho”, conclui.