Publicado em 21 de novembro de 2007
No próximo sábado (24), a Faculdade irá promover a campanha preventiva “Saúde na Praça”, na cidade de Ervália, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes — celebrado todos os anos no dia 14 de Novembro.Professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição atuarão juntos à comunidade numa campanha educativa sobre o diabetes. A parceria entre Faculdade e Secretaria Municipal de Saúde de Ervália irá divulgar informações científicas sobre a doença, além de promover o esclarecimento de dúvidas sobre a saúde do paciente diabético.
É grande o número de diabéticos que não têm conhecimento sobre a doença. Por ser uma síndrome silenciosa, o diabetes pode gerar transtornos graves ao paciente se ele não seguir as recomendações dos profissionais de saúde.
No diabetes mellitus tipo 1 (DM1) — doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina, os sintomas são: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização e visão embaçada.
No diabetes mellitus tipo 2 (DM2) — caracterizado pela excessiva produção de insulina e pela incapacidade de absorção das células musculares e adiposas, os sintomas são: infecções freqüentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade de cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furunculose.
O diabético precisa estar atento ao tratamento da doença, que não se limita somente ao controle glicêmico (nível de glicose no sangue), mas, também, à dieta, ao consumo de medicamentos ou à aplicação de insulina nos horários corretos. Por isso, a campanha irá oferecer à comunidade não só palestras preventivas, como também aferimento de pressão arterial, de taxa de glicose, avaliação e orientação postural e nutricional, além de informações sobre medicamentos.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), devido à preocupação com o aumento contínuo do Diabetes em todo mundo. A data comemorativa, 14 de Novembro, foi escolhida por ser o dia do aniversário do médico canadense Frederick Banting que, junto com Charles Best, descobriu a insulina, em Outubro de 1921. É a mais importante campanha integral de informação sobre o Diabetes no mundo e conta com a participação de 195 associações-membros da IDF, dentre elas a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), distribuídas em 155 países. Em todo mundo, cerca de 245 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento como o Brasil.
Maiores informações sobre a Diabetes e sobre o Dia Mundial da Doença no site da Sociedade Brasileira de Diabetes.