Publicado em 19 de maio de 2009
Nesta segunda-feira (18), alunos do Curso de Psicologia da Univiçosa participaram do Movimento Antimanicomial, organizado pela Prefeitura de Viçosa. As atividades ocorreram durante a manhã, na Praça Silviano Brandão. O Movimento Antimanicomial ou Luta Antimanicomial é um processo de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. O dia 18 de maio é a data comemorativa no calendário nacional brasileiro. A data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, em Bauru (SP). Na sua origem, o movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira, que deu origem ao SUS (Sistema Unico de Saúde). Está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria nos anos 60 e muda o modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento da instituição hospitalar para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.
Em Viçosa, funciona o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que oferece uma equipe de vários profissionais aos portadores de transtornos mental, durante todo o dia, tornando desnecessário a internação dos pacientes.
Participaram do evento desta segunda-feira, duas bandas musicais e os pacientes mostraram suas habilidades tocando instrumentos, cantando e recitando. Também foram expostos trabalhos manuais feitos por eles. Na tenda da Univiçosa, alunos e a Gestora do Curso de Psicologia, Ângela Figueira, atenderam ao público e deram informações sobre o tema, aproveitando para conhecer o que a comunidade pensa a respeito do Transtorno Mental.