Acupuntura para animais é mais um serviço do Hospital Veterinário da Univiçosa

Publicado em 13 de março de 2013

Nicolau (BH), relaxando numa sessão de eletroacupuntura


Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa/Esuv

A acupuntura é uma especialidade médica, originada há mais de dois milênios pelos chineses, que consiste na colocação de finas agulhas sobre a pele, em locais específicos do corpo, chamados de pontos de acupuntura. Visa a cura e a prevenção de doenças no homem e nos animais. A estimulação dessas agulhas pode ser feita de forma manual, elétrica ou por aplicação de calor.

Na Medicina Veterinária, a acupuntura pode prevenir e tratar diversas doenças, dentre elas as que acometem a coluna vertebral, as articulares, sequela de cinomose, doenças de pele, problemas comportamentais, problemas gastrointestinais e dores em geral, doenças de difícil tratamento. Sua principal vantagem a ausência de efeitos colaterais. A acupuntura pode ser utilizada em todas as espécies animais: cães, gatos, bovinos, equinos, suínos, aves e animais silvestres.

Apesar de ainda pouco utilizada no ocidente, a prática da acupuntura vem crescendo e é utilizada em muitos estudos com grande tendência de se tornar uma prática comum no Brasil. Os médicos veterinários são os únicos profissionais que podem fazer a acupuntura em animais e, para isso, estudam dois anos em média a fim de obter o certificado do curso de pós-graduação.

O Hospital Veterinário da Univiçosa oferece à comunidade de Viçosa e região o serviço de Acupuntura Veterinária. O telefone de informações sobre o serviço é (31) 3899 8052.