Em alta depois de facilitar bolsas para pós Enade é remarcado pelo MEC

Publicado em 04 de maio de 2010

Fazer Enade bem feito é bom para aluno e para a Faculdade

Os universitários que obtiveram bons resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2007 e 2008 ganharam um presente do Governo Federal no final de Abril: eles terão facilidades extras para disputar bolsas de Mestrado ou Doutorado. Foi um banho de água fria em quem entregou a prova em branco, já que o desempenho no Enade não aparece no histórico escolar e a participação é obrigatória. Para ter direito a pleitear uma bolsa em vantagem em relação aos demais candidatos, o interessado deve passar no processo seletivo da Instituição escolhida e apresentar o boletim de desempenho do estudante.

A Diretora da Faculdade, Professora Adriana Cambuí, diz que é uma questão de responsabilidade por parte do aluno dar o melhor de si. “Quando a Instituição recebe uma boa nota, os alunos que estudam nela são beneficiados. Ao contrário, se a nota for ruim, todos sofrem consequências negativas na carreira profissional”, diz.

MEC diz que Enade será em 21 de Novembro

Inicialmente marcado para 7 de Novembro, o Enade foi remarcado pelo Ministério da Educação (MEC) para 21 de Novembro. O motivo da mudança é a coincidência com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para os dias 6 e 7. Embora as provas sejam realizadas por públicos diferentes, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelos dois processos, achou melhor realizá-los em datas diferentes por uma questão de organização.

Cerca de 450 mil universitários farão o Enade. A relação de carreiras não mudou, bem como o critério de convocar os calouros – primeiro período, e os concluintes – último período – de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Novidade: tecnólogos também serão avaliados

Pela primeira vez os Cursos Superiores de Tecnologia também serão avaliados: Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

O Enade é parte do sistema de avaliação da qualidade das instituições de ensino superior do MEC e tem por objetivo apurar quanto a instituição ampliou os conhecimentos do aluno. A nota final da Instituição é resultado do desempenho do aluno mais a infraestrutura e a qualidade do corpo docente. Faculdades com notas baixas podem até mesmo fechar as portas.