Acadêmicos de Psicologia da Univiçosa participam de congresso internacional em BH

Publicado em 11 de abril de 2011

Alunos da Univiçosa presentes no Congresso de BH


Neste final de semana (9 e 10), o Minascentro, em Belo Horizonte, sediou o 4 Congresso Internacional de Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. Em pauta, as tendências atuais da neurociência e da psicologia na educação. Participaram do Congresso: Ailton Lourenço, Selma Pacheco, Carlos Alberto Moreno, Mônica Brangioni e Kamila dos Santos, alunos do 9 período do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.

Profissionais das áreas da psicologia, psiquiatria infantil, pedagogia, psicopedagogia e neurologia de vários estados ministraram palestras e minicursos. “Foi uma excelente oportunidade de acompanhar de perto a abordagem de questões muitas vezes discutidas em sala de aula e vivenciadas em seus estágios curriculares. Uma das áreas de formação do Curso de Psicologia da Univiçosa é a psicologia educacional”, diz a Gestora do Curso, Ângela Figueira.

“Foram discutidos problemas ‘com aprendizagem’ e ‘de aprendizagem’, nos quais se diferenciam pelo fator psicopatológico. De qualquer forma, o fundamental no manejo destas questões é o fator relacional entre quem ensina e quem aprende. Essa abordagem é de extrema importância para ser trabalhada nas escolas e contribuir muito para um efetivo processo de aprender dos alunos. E considerando uma questão de relacionamento, a psicologia tem grandes contribuições a serem dadas”, comenta Ailton Lourenço.