Acadêmicas de Nutrição da Univiçosa visitam laboratórios da UFV

Publicado em 06 de dezembro de 2010

Laboratórios usam ciência para promover cuidado com crianças


Fechando as ações de 2010 fora do campus, alunas do quarto período do Curso de Nutrição [http://www.univicosa.com.br/curso/nutricao] da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, visitaram, dia 29, os laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Desenvolvimento Humano (LDH) da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em atividade externa da disciplina “Nutrição e Dietética III”, ministrada pela Professora Rosilene Cardoso Barbosa Monteiro, relacionada à unidade Nutrição na Fase Pré-Escolar.

Os laboratórios têm como objetivos desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de atendimento a crianças da comunidade universitária e viçosense, visando ao seu desenvolvimento físico, psicológico e intelectual, promovendo o envolvimento da família no programa, oferecendo estágios aos estudantes de graduação e prestando assessoria técnica à comunidade através de pesquisas relacionadas à criança e à família.

O LDI atende crianças até 4 anos de idade e o LDH crianças acima desta idade. Elas permanecem por tempo integral e desfrutam de atividades normais e adequadas à sua faixa etária como alimentação e higiene pessoal, dentre outras. A alimentação é produzida pelo LDI e distribuída aos berçários, salas e LDH.

As acadêmicas foram recebidas no LDI pela coordenadora do setor de alimentação, Adriana Aparecida Mokdeci Hkouri Gomes, que apresentou as instalações e a rotina diária do laboratório. Adriana é responsável por cardápios, pedidos de compras e demais atividades relacionadas ao setor. “As refeições são planejadas de forma a atender às necessidades das crianças, em termos de nutrientes, higiene, promoção da autonomia, desenvolvimento motor e cognitivo”, diz a coordenadora.

Adriana Gomes acrescenta ainda que os cardápios são baseados na aceitação das crianças e na safra dos alimentos permitindo, assim, uma boa variedade. Buscando ajudar as crianças e famílias a adquirir hábitos saudáveis, a alimentação é rica em verduras, legumes e frutas, enquanto enlatados, frituras e doces são evitados.
Em seguida as alunas visitaram o LDH, onde a coordenadora Luciane Isabel Ramos Martins explicou o funcionamento do laboratório apresentando cada área do local. Luciane relatou que periodicamente é realizada uma avaliação nutricional das crianças e, quando necessário, são acompanhadas por um nutricionista para trabalhar diversos aspectos, dentre eles o incentivo ao hábito alimentar saudável. O LDH conta com uma horta plantada pelas professoras e alunos.

Segundo a professora Rosilene Cardoso Barbosa Monteiro, visitar as crianças, as dependências e os trabalhados desenvolvidos nos laboratórios, especialmente em relação à alimentação e hábitos alimentares saudáveis, foi muito enriquecedor. “Nos laboratórios tudo é favorável ao aprendizado e desenvolvimento saudável dos pré-escolares atendidos”, comenta.