Parede de concreto sistema alternativo

Publicado em 19 de maio de 2015

Foto: MorgueFile

* Alex Bhering (1). Adonai Fineza (2)

Um sistema construtivo alternativo que vem ganhando força no setor da construção é a parede de concreto. Este sistema apresenta características favoráveis como rapidez de execução, economia de mão de obra e pouca perda de materiais.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) dentre todas as empresas entrevistadas, o sistema construtivo com paredes de concreto surge como principal intenção de uso para a maioria delas.

Este sistema é três vezes mais produtivo do que o convencional e duas vezes mais produtivo do que a alvenaria estrutural. No entanto, exige um investimento inicial em formas muito alto. Para se tornar competitivo é necessário que as formas tenham um número de reutilização elevado, o que normalmente acontece, por exemplo, em conjuntos habitacionais. Caso o número de utilização das formas seja baixo, o empreendimento tem grandes chances de se tornar inviável. Algumas empresas têm apostado na locação de formas, tornando o investimento menor para as construtoras.

Outro fator importante que contribui para viabilidade da aplicação deste sistema é a padronização dos projetos por parte das construtoras, desta maneira permite-se a reutilização das formas em vários canteiros de obras diversas.

A aplicação das paredes de concreto exige projetos com nível de detalhamento maior que o necessário em obras convencionais, todos os projetos e sistemas complementares devem conter especificações e detalhes, como de esquadrias, soleiras e pingadeiras, compatibilização das instalações, entre outros. Um das falhas mais frequentes nestes sistemas é a falta de estanqueidade.

Diferentemente do que ocorre nas paredes de alvenaria de vedação, as instalações devem ser realizadas antes da moldagem das paredes, não há espaços para alterações em elementos embutidos.

Já foi elaborada e lançada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT) uma norma relativa aos requisitos de procedimentos necessários para sua aplicação (NBR 16.055 - Parede de Concreto Moldada no Local - Requisitos e Procedimentos). Com o lançamento da norma a difusão deste sistema tende a aumentar, uma vez que apresenta parâmetros para sua aplicação, principalmente para construtores de menor porte.

O professor Alex ressalta que, “como em qualquer sistema ainda pouco difundido, devemos considerar e analisar o empreendimento de forma global, antes de decidir sobre a utilização de um sistema construtivo, comparar todas as alternativas e necessidades de cada opção”.

O gestor do curso, Adonai Fineza, afirma que “o curso de Engenharia Civil da Univiçosa mostra aos seus estudantes as inovações tecnológicas da construção civil como: steel frame, dry wall, alvenaria em resina, isopor, fibra de vidro e outros”.

Assista ao vídeo que mostra este sistema alternativo de construção.

* (1) Engenheiro Civil, Especialista em Estrutura. Professor do curso de Engenharia Civil da Univiçosa nas disciplinas Concreto Armado I e II. (2) Engenheiro Civil, Doutor em Geotecnia. Gestor do curso de Engenharia Civil da Univiçosa e professor de Patologias das Construções.