Cresce interesse pela carreira de Psicólogo

Publicado em 08 de março de 2013

Gestora e alunos em um dos laboratórios do Curso

O curso de Psicologia é um dos campeões de procura entre aqueles que possuem aptidões tanto para a área da saúde quanto a de humanas. No que se refere à saúde, aparece em terceiro lugar na preferência geral, atrás apenas de Medicina e Enfermagem. Figura entre as dez carreiras mais visadas pelos jovens. A diversidade de áreas de atuação do psicólogo é um dos atrativos.

A orientadora vocacional Renata Yentas, em artigo recente no portal Yahoo!, diz que o bom profissional de Psicologia precisa ter facilidade de concentração, saber relacionar eventos e fenômenos, gostar de lidar com pessoas, ser meticuloso, prestar atenção aos detalhes e gostar de questões científicas e sociais.

Quem pretende prestar vestibular para Psicologia deve se preparar com bastante antecedência, treinando bem a memória. No site da Univiçosa, por exemplo, é possível ver as provas dos vestibulares anteriores, para saber como é a avaliação.

O crescente interesse pela carreira de Psicólogo se deve à diversidade de segmentos nos quais o profissional pode atuar: clínica, organizacional [nas empresas públicas e privadas], comportamento do consumidor, orientação vocacional, esportes, educação, hospitais, na área jurídica, psicomotricidade, neuropsicologia, dentre outras.

O campo de trabalho relacionado à saúde pública tem crescido com demandas voltadas para as comunidades carentes e grupos em risco social, onde a atuação do psicólogo é essencial.

No setor empresarial pode-se vislumbrar o mesmo cenário por meio de ações que visam à saúde, o bem-estar dos funcionários e a qualidade do ambiente organizacional.

“O profissional da psicologia está a serviço do ser humano inserido nos diferentes ambientes, por isso sua presença tem se tornado fundamental”, afirma a Gestora do Curso de Psicologia da Univiçosa-Esuv, Ângela Figueira.