Brasil reduz mortalidade infantil

Publicado em 27 de maio de 2014

Meta foi atingida antes do prazo (Foto: Stock Photos)

Eliângela Saraiva Pinto: Especialista em Saúde da Família, Mestre em Bioestatística. Professora do curso de Enfermagem da UNIVIÇOSA

O Brasil atingiu a meta assumida no compromisso “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” e reduziu em 2/3 os indicadores de mortalidade infantil de até cinco anos. O índice, que era de 53,7 mortes por mil nascidos vivos em 1990, passou para 17,7 em 2011, conforme publicado no 5 Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de desenvolvimento do Milênio.

A redução da mortalidade infantil corresponde a uma das metas estabelecida em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, de acordo com o 5 Relatório Nacional, o Brasil atingiu a meta antes do prazo determinado, que era até 2015.

A queda significativa da mortalidade na infância ocorreu na faixa entre 1 e 4 anos de idade e que o problema maior se concentrou nos primeiros 27 dias de vida, no período neonatal.

O resultado está associado principalmente ao incentivo ao aleitamento materno exclusivo e à assistência da equipe Saúde da Família, destacando o enfermeiro como o coordenador da equipe, responsável pelo desenvolvimento das ações de prevenção e promoção da saúde da criança.

Desta forma, estratégias de ação em saúde da criança devem prosseguir como, por exemplo, a campanha de incentivo à doação de leite materno, pois o aleitamento materno, além de contribuir para redução da mortalidade infantil, proporciona melhor qualidade de vida e defesa contra uma série de doenças na infância.