Em entrevista professora da Univiçosa fala sobre combate à fome no dia da alimentação

Publicado em 14 de outubro de 2010

FAO promove ações contra a fome

Neste sábado (16), será celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) realiza uma série de eventos em todo o planeta para chamar atenção da sociedade sobre ações capazes de reverter o quadro da fome. Os dados são assustadores: em cada 100 habitantes do mundo, 14 passam fome. No Brasil, a estatística é semelhante, embora a produção de alimentos seja maior do que o consumo; o que ocorre é a má distribuição somada às perdas no transporte e armazenamento.

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, o Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantido pela Univiçosa, destacou a Professora Glauce Dias da Costa para participar do programa “95 Entrevista”, na Rádio 95 FM, em Viçosa. O programa é resultado de uma parceria entre a rádio e a Faculdade. “É uma ação social da Univiçosa, com o objetivo de difundir informação de qualidade para o bem-estar coletivo”, afirma o Diretor Administrativo-Financeiro da Instituição, Engº. Evaldo Zeferino Rodrigues. Glauce é Mestre em Ciência da Nutrição, Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional e professora de “Políticas de Saúde” e “Nutrição Social” na Univiçosa.

No programa serão abordadas: a fome no mundo e o papel do nutricionista na sociedade, a fome no Brasil, ações para garantir o direito à alimentação e a formação de nutricionistas pela Univiçosa.

O “95 Entrevista” é exibido pela Rádio 95 FM (95,1 MHz) no sábado, às 11h00.

Exposição na Univiçosa alerta para problema da fome

Nesta quinta (14), em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, alunas do sexto período do Curso de Nutrição da Univiçosa promovem exposição com o tema “A Fome no Mundo”.

Veja fotos

A montagem da exposição foi orientada pela professora Glauce Dias da Costa.

Segundo Josué de Castro (1929-1973), “a fome é a expansão biológica de males sociológicos.” Médico, Castro foi um dos pioneiros a denunciar a fome no Brasil.

“Este trabalho é muito importante para os alunos, pois mostra o real papel do nutricionista no combate a fome na elaboração de programas e ações”, afirma Glauce Dias.

Os acadêmicos do Curso de Nutrição têm o objetivo de sensibilizar os alunos, professores e servidores para o problema mundial.