Publicado em 01 de agosto de 2008
(*) Luis Pacheco Temponi Ribeiro Com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, o atendimento à saúde, que antes seguia um modelo “hospitalocêntrico”, vem sendo substituído por um modelo de atenção primária à saúde. Neste sentido, o Ministério da Saúde adotou como estratégia de reformulação do Sistema Sanitário o Programa de Saúde da Família (PSF), implantado em todo o Brasil como uma importante estratégia para a reordenação da atenção à saúde, conforme preconizam os princípios e diretrizes do SUS. O Programa de Saúde da Família tem como foco central a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde da população e conta com uma equipe multidisciplinar.
Dados do Ministério da Saúde informam que um total de 5.125 municípios (92,1%) possuem equipes de Saúde da Família, o que corresponde a uma cobertura populacional brasileira de 87,7 milhões de pessoas. A meta do Governo Federal é implantar o PSF em 100% dos municípios. Viçosa conta hoje com 13 equipes de e, segundo o Gestor em Saúde, a meta é atender a 100% da população.
Além da atuação no PSF, o profissional de Saúde Pública ainda tem como campo de atuação, as áreas de Vigilância Epidemiológica no controle da ocorrência e propagação de doenças; a área de Vigilância Sanitária com o controle da qualidade de remédios, de exames, de alimentos, higiene e adequação de instalações que atendem ao público; o Planejamento e Gestão de Recursos Humanos em saúde; e a Assistência Terapêutica, dentre outras.
Com o propósito de atender à grande demanda por profissionais de saúde qualificados, a Faculdade está oferecendo um curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Saúde Pública, com ênfase no Programa de Saúde da Família, que tem como objetivos: formar profissionais capacitados para avaliar, planejar, organizar, gerenciar, executar ações e serviços de saúde dirigidos a grupos populacionais e capacitar o profissional para diagnosticar um quadro epidemiológico em saúde bem como atuar no Programa de Saúde da Família.
A Pós Graduação em Saúde Pública da Faculdade proporcionará ao profissional, além de um ensino de qualidade, a possibilidade de promoção na carreira daqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho e o preparo para concursos púbicos na área.
O curso foi elaborado obedecendo a todos os artigos e incisos da Resolução 1/2001, do Conselho Nacional Ensino (CNE), que rege todos os cursos de Pós-Graduação em território nacional.
As inscrições estão abertas pelo site: www.univicosa.com.br.
(*) Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade