Em visita técnica alunos da UNIVIÇOSA conhecem exportadora de sêmen e embriões equinos

Publicado em 17 de março de 2014

Professor André Lang (à direita, de camisa branca), com o grupo da UNIVIÇOSA

Nos dois últimos sábados — dias 08 e 15 de março, alunos do sétimo período de Medicina Veterinária da UNIVIÇOSA visitaram a central de reprodução equina “Criohorse”, localizada em São José do Goiabal, a 180 km de Belo Horizonte, região do Vale do Aço. A visita técnica, coordenada pelos professores André Lang e Giancarlo Magalhães, fez parte das atividades das disciplinas “Produção de Equinos” e “Biotécnicas da Reprodução”, e ofereceu oportunidade de parcerias na atividade de transferência de embriões em equinos, além do convênio para alunos interessados em estágios. Foi possível acompanhar a coleta de sêmen em manequim, inseminação artificial, coleta de embrião e inovulação em receptora, além de diferentes casos clínicos.

Tendo como proprietário o empresário Márcio Morais de Castro e como Médico Veterinário responsável técnico Renan Reis de Oliveira, a central Criohorse oferece tecnologia de ponta em reprodução equina, produzindo cerca de 150 prenhezes por estação em uma área de 500 hectares, sendo grande parte formada com pastagem de tifton 85 irrigado. Com instalações dentro do padrão recomendado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a empresa se prepara de forma pioneira no estado de Minas Gerais para a exportação de sêmen e embriões congelados para a América do Norte e Europa, com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

“Além do aprendizado na prática, os alunos tiveram a chance privilegiada de conhecer os bastidores de um grande projeto entre o proprietário e a Associação no intuito de promover o Mangalarga Marchador no cenário internacional, o que certamente valorizará cada vez mais os profissionais envolvidos na medicina equina”, diz o professor André Lang.