Publicado em 19 de março de 2008
Acadêmicos do curso de Farmácia podem efetivar inscrição para o minicurso sobre Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) até o dia 10 de abril com o Gestor do curso Professor Marcos Rodrigo de Oliveira. O evento acontece no dia 15 do próximo mês às 18h30 no Auditório 1 da Univiçosa e terá uma base mais prática, de aplicação no dia-a-dia do profissional. O minicurso terá duração de três horas e será ministrado pelo Professor Wilson Fernando Pereira da Silva, instrutor de LIBRAS pela Secretaria de Educação de Minas Gerais e pelo Centro de Educação e Cultura para o Ensino de Libras (CECEL). Como intérprete, participa também o Professor da Univiçosa Cleuber Sá Silva, estudante de libras.
“Essa comunidade de surdos-mudos é uma boa parcela da população e o comércio e o sistema de saúde são despreparados para atendê-los e os recebe com muita dificuldade. Nessas três horas, serão ensinadas formas de cumprimento, agradecimento, valores, alguns gestos que podem passar mensagens importantes entre o atendente e o deficiente”, afirma o Professor Marcos de Oliveira.
Há, ainda, possibilidade do minicurso servir como triagem para um possível curso de longa duração, que pode capacitar os ouvintes a professores de nível acadêmico ou como intérpretes de LIBRAS. Ele afirma ainda que o evento é um primeiro passo para despertar interesse e aprimorar o conhecimento da Linguagem dos Sinais. “O acadêmico já sai preparado pra oferecer um serviço diferenciado no seu sistema de saúde. Seja no sistema público, num laboratório de analises clinicas, numa farmácia de manipulação ou até mesmo numa industria. Isso pode ser um diferencial, a pessoa tem um entendimento mínimo com surdos-mudos”.
A partir do dia 10 de abril, as vagas remanescentes podem ser preenchidas por acadêmicos de outros cursos e também de outras instituições de ensino. O investimento é de R$20.