Em entrevista Gestor de Psicologia fala de diabetes

Publicado em 10 de novembro de 2014

No último sábado (08) às 12h30, o Psicólogo Bruno de Morais Cury (foto) concedeu entrevista à radialista Sonia Santana, na Rádio Montanhesa (AM 1500 KHz) sobre diabetes. Autor de 5 livros, Bruno Cury é Gestor, Professor e Supervisor de Estágio do Curso de Psicologia da Univiçosa.

Numa conversa de meia hora, Cury explicou o que é a diabetes, seus componentes constantes, efeitos, outras manifestações do estado diabético e as formas de tratamento.

“O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Como por exemplo; o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos em efetuar as tarefas. Quando não tratada adequadamente pode ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação dos pés, lesões de difícil cicatrização entre outras complicações”, explicou.

Bruno Cury explicou a etimologia, a epidemiologia, a tríade clássica dos sintomas da diabetes (aumento do volume urinário, sede aumentada e aumento de ingestão de líquidos e apetite aumentado), os principais fatores de risco, diagnóstico, complicações agudas e crônicas, tratamento e a prevenção, que inclui a prática regular de exercícios físicos.