Univiçosa e SMS realizam ação contra o Aedes aegypti

Publicado em 09 de março de 2016

Professor Marcelo Dias orienta a população no combate ao mosquito Aedes aegypti

Alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem da Univiçosa, coordenados pelo Professor Marcelo Dias da Silva realizaram ação no combate ao mosquito Aedes Aegypti em frente à Câmara Municipal de Viçosa, nesta terça-feira (8). O Professor Marcelo Dias é Médico Veterinário, Coordenador de Extensão do NUPEX: Núcleo de Pesquisa e Extensão da Univiçosa. A mobilização envolveu ainda agentes de Endemias da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

Foram distribuídos panfletos explicativos e o público teve a oportunidade de denunciar possíveis locais de foco do mosquito. Vanderleia Lisboa, agente de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que hoje Viçosa tem 660 notificações, com 195 casos confirmados de dengue. A agente destacou também ações que o município vem realizando, junto com outras secretarias. “Estamos tendo um apoio grande e a preocupação é geral para controlar a proliferação do mosquito através de mutirões de limpeza nos bairros, mas encontramos algumas dificuldades para entrar nas casas e fazer o controle. Por isso é muito importante que toda a população se envolva”.

Leonardo Neves Oliveira, aluno do curso de Enfermagem, destacou a importância da iniciativa. “Nós, como alunos da área de saúde, temos que entender que não é só a teoria na sala de aula. Precisamos transmitir os nossos conhecimentos para a população, uma vez que é ela nosso principal foco de estudo e o objetivo da nossa profissão é cuidar do próximo, cuidar do ser humano. A prevenção é primordial. Se tratamos só a doença sempre vamos ficar doentes, porque não estamos tratando a causa da doença. Então, quando você pega a causa e ajuda a combater, está tratando da sociedade como um todo, evitando que outra pessoa adoeça. No cenário atual, a dengue é o maior desafio. Temos que entender que é só um mosquito. Nós somos mais fortes.”

A aluna de Medicina Veterinária Isabela Gonçalves Araújo diz que é um gesto de cidadania. “A campanha de prevenção é importante para mim como não só como estudante, mas também como cidadã.”

O Professor Marcelo Dias fala da urgência de ações práticas. “É muito importante contribuir, nesse momento que o país enfrenta uma verdadeira epidemia dessa doença.”