Na luta contra o câncer Governo amplia atendimento pelo SUS

Publicado em 30 de agosto de 2010

Câncer: cigarro é grande vilão (Foto: FreeDigitalPhotos.com)

Nove novos tratamentos contra o câncer acabam de ser incluídos na lista de atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Agora estão na lista os procedimentos para os cânceres de fígado e de mama, leucemia aguda e linfoma. A novidade, anunciada pelo Ministério da Saúde, engloba, ainda, um aumento de até dez vezes no valor pago por 66 procedimentos realizados atualmente por hospitais conveniados.

O Governo anunciou investimentos de R$ 412,7 milhões na reestruturação da assistência em oncologia pelo SUS, no que é considerada a maior mudança na atenção oncológica desde 1999, ano em que foi instituída a nova política para o setor, segundo análise do Ministro da Saúde José Gomes Temporão.
 
“Apesar de ser o câncer uma doença que debilita muito o paciente, a prevenção e o tratamento precoce ainda são as melhores formas de combate. E com essa renovação em termos de medicamentos, há maiores chances de sucesso no tratamento e cura. Mesmo assim, não há dúvida de que exames preventivos, como o Papanicolaou, mamografia e toque retal são essenciais para o diagnóstico precoce dos cânceres de colo do útero, mama e próstata”, comenta o Farmacêutico Marcos Rodrigo de Oliveira, Gestor do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.