Engenharia e a matemática

Publicado em 06 de novembro de 2015

Foto: MorgueFile.com

Eduardo Vicente do Prado: Engenheiro Agrícola, Mestre em Engenharia Agrícola, professor das disciplinas de Hidráulica, Hidrologia e Matemática nos cursos de Engenharias da Univiçosa

Não importa qual é a engenharia: Civil, Ambiental, Química ou outra. Sempre há alunos que perguntam: qual é a importância da matemática para a engenharia? Ou por que temos que estudar tanto matemática num curso de engenharia?

Pode-se começar a responder essa pergunta com uma definição de engenharia: ”ciência, técnica e arte de construção de obras de grande porte, mediante a aplicação de princípios matemáticos e das ciências físicas” (Aurélio). Ou seja, na própria definição de engenharia se emprega a palavra matemática.

O engenheiro faz aplicações de conhecimentos científicos, entre eles o da matemática, para criar estruturas e dispositivos que convertem recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas.

O engenheiro civil tem como ferramenta fundamental a aplicação do cálculo matemático para elaborar projetos de edificações e construções em geral,com o objetivo de gerar qualidade de vida e conforto para a sociedade, criando projetos estruturais funcionais e econômicos.

Para ser um bom engenheiro não é necessário ser um gênio em matemática. É preciso gostar de matemática e ter certas habilidades com os números e leis matemáticas.

A matemática é, sem dúvida, a única ciência aplicada em todas as profissões diariamente. O médico utiliza a matemática quando faz os cálculos para saber a quantidade exata de um remédio que deve ser dado a uma criança através do peso dessa criança. O professor de português utiliza a matemática quando vai a padaria comprar pão e tem que fazer as contas para saber o troco que deve receber do balconista.

As disciplinas de Cálculo, parte do ciclo básico de qualquer curso de engenharia, não são somente para fazer os estudantes de engenharia relembrarem as principais leis da matemática, mas também para desenvolver o raciocínio do futuro engenheiro. O Cálculo desenvolve no estudante de engenharia a maneira de pensar em variações infinitesimais, através das matérias de limites e derivadas. Porque os estudantes de engenharia, quando iniciam o Ensino Superior, trazem do Ensino Médio uma bagagem de pensar em taxas médias de variação. Essa mudança na maneira de pensar é um grande impacto para o aluno. O professor de Cálculo I tem importância imensa na hora de apresentar essa novidade ao aluno porque, dependendo da maneira de como esse novo conhecimento é passado, pode encantar ou assustar e fazer o estudante desistir do curso.

Dessa maneira, o estudo da matemática é de extrema importância para o engenheiro. Sem o conhecimento da matemática não é possível formar um bom engenheiro. No entanto, esse gosto pela matemática deve ser despertado no futuro engenheiro.