EM EVENTO MARCADO PELA EMOÇÃO ESCOLA DE TEIXEIRAS RECEBE PRÊMIOS DO I CONHECER

Publicado em 24 de outubro de 2012

Delegação da Univiçosa/Esuv, os alunos vencedores e representantes da Escola “Dr. Mariano da Rocha”


No olhar de cada aluno, o brilho de orgulho pela vitória coletiva da Escola. No semblante de cada professor e da Diretora, a expressão de mais uma contribuição positiva para a formação de futuros cidadãos conscientes e participativos. Isso foi parte do que se viu na manhã desta quarta-feira (24) no pátio da Escola Estadual “Dr. Mariano da Rocha”, em Teixeiras (MG), durante a cerimônia de premiação dos vencedores do I Conhecer: Mostra Cultural de Ciências e Tecnologia da Univiçosa/ESUV, realizada no dia 22 de Setembro no campus da Univiçosa. A Escola venceu a Mostra com o trabalho “Código de Conduta do Aluno”. Orientados pela Professora Angélica Ferreira, os autores do trabalho: Diego Crispim, Sara Fialho e Thiago Itaborahy ganharam uma bolsa integral, cada um, para qualquer um dos 17 cursos da Univiçosa/Esuv, além de um notebook. Diego e Tiago escolheram Engenharia Civil; Sara optou por Direito. A Escola foi premiada com um troféu e um data show. Os prêmios foram entregues pelo Diretor Administrativo-Financeiro da Univiçosa/Esuv, Engenheiro Evaldo Zeferino Rodrigues; pela Diretora da Faculdade, Professora Adriana Cambuí; e pelo idealizador do Conhecer, Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral.

A cerimônia desta manhã foi conduzida pela Diretora da Escola, Maria Amélia Faria Fialho Machado, diante da comunidade escolar e dos pais dos alunos vencedores. Amélia fez questão de elogiar o envolvimento de toda a Escola como um exemplo de união em prol da educação de qualidade, superando limitações de diversas naturezas e conquistando vitórias importantes. Dentre as vitórias citadas pela Diretora estão o reconhecimento estadual do trabalho como referência para escolas de várias partes de Minas Gerais e sua recente seleção para compor uma das linhas de ação do Projeto Pré-Rondon na Univiçosa. O Coordenador do Núcleo do Projeto Rondon na Univiçosa/Esuv, Professor Sergio Domingues, explica que o interesse surgiu porque o Projeto se caracteriza por apresentar forte contribuição na resolução de um grave problema das escolas: a indisciplina. “Hoje o maior entrave na educação, segundo pesquisas internacionais é a questão disciplinar”.

Veja fotos!

Antes da premiação foram realçados os papéis de cada envolvido na conquista, desde a concepção da idéia até a passagem pelo grupo mentor, pelos demais grupos internos, os alunos em geral através dos professores em sala de aula, e a execução junto com os autores. Em seguida, houve apresentações do Coral conduzido pela Professora Lúcia Aparecida da Cruz e do grupo de danças dos alunos. O Coral é formado pelos próprios alunos e utiliza instrumentos de percussão feitos na Escola reutilizando vasilhames de defensivos agrícolas, chaves, barras de ferro, galões de água e outros materiais.

A Diretora da Faculdade, Adriana Cambuí, realçou o valor da aproximação entre instituições de ensino superior e escolas dos níveis fundamental e médio como fator de estímulo para os futuros universitários. Já o Diretor Administrativo-Financeiro da Univiçosa/Esuv, Evaldo Zeferino, elogiou a todos os envolvidos, mas fez menção especial aos pais pelo apoio dado aos filhos. E o Professor Cristiano Cabral revelou emoção ao participar da premiação.

O evento na Escola “Dr. Mariano da Rocha” durou cerca de uma hora e meia.

Neste sábado, representantes da Escola e da Univiçosa participarão do programa “95 Entrevista” [Rádio 95/Viçosa FM, 95,1MH ou em radiovicosafm.com.br, 12h] para falar da repercussão obtida pelo trabalho sobre ética na escola e da vitória no I Conhecer.