Publicado em 18 de agosto de 2010
* Camila de Melo Marques
Estudos recentes demonstram que o chocolate amargo e produtos com cacau são eficazes no tratamento de hipertensão, com significativa redução da pressão sistólica e pressão diastólica, segundo meta-análise publicada na revista “BMC Medicine”.
Os resultados apresentados pelo cacau para a redução da pressão fazem com que ele seja clinicamente relevante, uma vez que o declínio foi de, em média, 5 mmHg na pressão sistólica de pacientes hipertensos, reduzindo o risco para doenças cardiovasculares em 20% a curto prazo.
Essa redução da pressão pode ser devida aos polifenóis, em particular aos flavonóides, presentes em alimentos como o cacau. Eles parecem aumentar a formação de óxido nítrico do endotélio, o que promove a vasodilatação e, consequentemente, diminuição da pressão sanguínea.
A acadêmica do sexto período de “Nutrição” da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, da Univiçosa, Larissa Marques Bittencourt, achou a reportagem muito interessante, pois conheceu melhor as funcionalidades do cacau para o nosso corpo, mas ressaltou que a ingestão deve ser controlada, pois o cacau é um alimento muito calórico e o alto consumo pode promover ganho de peso indesejável.
Foto: Free Digital Photos
* Acadêmica do sexto período do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Revisão: Nutricionista Luiza Carla Vidigal Castro, Gestora do Curso