Como evitar o desperdício de água

Publicado em 16 de agosto de 2013

Uma torneira gotejando perde 46 litros de água por dia (Stock Photos)

*André Pereira Rosa, Engenheiro Ambiental, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Professor do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa/Esuv

O desperdício de água gera perdas econômicas, além do não uso de um recurso natural que passou por um longo e complexo processo de purificação nas estações de tratamento. O desperdício pode ocorrer pelo mau uso do recurso pela população ou vazamentos nas tubulações.

Algumas dicas para evitar o desperdício de água: evite banhos demorados e feche a torneira enquanto escova os dentes; evite o uso de mangueira para limpeza do carro e de calçadas e dê preferência para o uso de baldes; deixe acumular roupa para lavar de uma só vez.

Quanto aos vazamentos, algumas medidas ajudam na identificação de problemas hidráulicos. Sabe-se que uma torneira gotejanto perde 46 litros de água por dia. Para identificar vazamentos no vaso sanitário jogue cinzas no fundo da privada, caso haja movimentação é porque há perda de água no sistema hidráulico. No hidrômetro, quando a caixa d’água estiver cheia (já não houver barulho de caixa enchendo), feche todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e deixe abertos os registros na parede. Anote o número que aparece no relógio. Espere cerca de uma hora e confira novamente, caso haja mudança na medição, há vazamento.

Medidas preventivas evitam perdas de água e de dinheiro e são formas de respeito ao meio ambiente.