Voluntários da Univiçosa participam de ação humanitária na região serrana do RJ

Publicado em 16 de março de 2011

Apoio psicológico a uma das vítimas

Acadêmicos e professores do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, participaram de ação humanitária da Cruz Vermelha na região serrana do Rio de Janeiro, realizando atendimento às vítimas das chuvas de janeiro. Nos primeiros dias de 2011, temporais e deslizamentos provocaram centenas de mortes. O grupo da Univiçosa viajou para a área atingida no dia 4 de março e a missão durou 10 dias.

Em Teresópolis, a equipe conheceu a base de operações da Cruz Vermelha, onde foram traçadas estratégias de intervenção. Nos três primeiros dias, o trabalho foi de exploração e identificação das demandas de atendimento psicológico nas regiões afetadas: Três Córregos, Pessegueiros, Caleme, Posse, Campo Grande, Vargem Grande, Ponte Nova, Cruzeiro, Providência e Sebastiana, além de Vierias e Prainha.

Foram realizadas visitas a moradores e concentrações nas comunidades para atendimentos em grupo. Os sobreviventes relataram medo da chuva, pânico, insegurança, dificuldade de dormir, desânimo com relação a projetos de vida e insatisfação com as autoridades locais.

Galeria de fotos

Os acadêmicos e professores de Psicologia da Univiçosa recomendaram a continuidade do trabalho de apoio psicológico, mesmo às pessoas emocionalmente estáveis, levando em conta que ainda há muitos sentimentos a serem verbalizados e superados.

Além dos professores e alunos do curso de Psicologia da Univiçosa, também integraram a equipe o professor de Libras da Faculdade, Carlos Henrique, e o casal Paulo Carvalho e Alessandra Vidigal, que deram apoio logístico.