Acadêmicos de Medicina Veterinária da Univiçosa visitam criatórios de peixes

Publicado em 19 de março de 2012

Gabriel Miranda (de verde, à direita), com os acadêmicos da Univiçosa

Na sexta-feira (16), alunos de Medicina Veterinária [9. Período] da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, visitaram criatórios de peixes ornamentais em Patrocínio do Muriaé (MG). A cidade, de 6 mil habitantes, é referência no segmento. Cerca de 100 famílias locais sobrevivem diretamente da atividade, além de outras que também têm renda indireta com os peixes ornamentais, já que os criatórios adquirem garrafas pet para utilizar em uma das fases do processo.

A visita técnica foi proposta pela disciplina “Criação e Exploração de Espécies Não Convencionais”, ministrada pelo Professor Moacir Carreta Junior. Além de Carreta Junior, também atuou na organização da viagem o Médico Veterinário Gabriel Batista Miranda. Graduado pela Univiçosa, Gabriel Miranda é empresário do setor e atua no segmento há 17 anos.

Em entrevista à Gestora do Curso, Alessandra Sayegh Silva, Miranda diz que “o Médico Veterinário é fundamental para o desenvolvimento da atividade. É um mercado muito carente, onde não há o envolvimento e nem o entendimento da importância do profissional na tecnificação da atividade”.

Leia a entrevista na íntegra

Veja fotos

Patrocínio do Muriaé se destaca no cenário nacional como pólo de produção e desenvolvimento técnico na atividade de piscicultura ornamental, com destaque para a espécie “Betta splendens”, popularmente conhecida como beta. “Foi uma ótima oportunidade de conhecimento e aprimoramento profissional para os alunos em uma área em grande expansão”, diz Alessandra Sayegh.