Em dia de renovação de conhecimentos evento reúne cerca de 150 professores da Univiçosa

Publicado em 19 de outubro de 2015

Professor Nelson Maciel: melhor investimento é em pessoas

Cerca de 150 professores participaram de um dia de capacitação neste sábado dia 17, das 8h às 16h, no Espaço Bellavi, durante a II Convenção de Professores da Univiçosa. O evento foi aberto pelo Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel, e contou com as presenças dos mantenedores Braz Fernandes Sant’anna e Paulo Eustáquio Jorge Daguer e dos diretores Professor Evaldo Zeferino Rodrigues (Geral), Professor Per Christian Braathen (Acadêmico), Professor Mateus Mendonça Vieira (Administrativo Financeiro), e Professora Adriana Cambuí (Educação Continuada).

Falando na abertura, o Professor Nelson Maciel lembrou a constante busca pela excelência através de investimentos contínuos em equipamentos e em infraestrutura, “mas não há melhor investimento do que aquele que se faz em pessoas, porque são elas que nos permitem aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis para lidar com esse serviço tão nobre que é a Educação superior. É através delas que damos o melhor retorno a quem confia seu futuro profissional à Univiçosa”.

Em seguida, o Professor Evaldo Zeferino Rodrigues falou da importância da convergência de conhecimentos e do compromisso com a promoção do desenvolvimento humano. Para isso, a Univiçosa preparou uma programação envolvendo temas importantes como o ENADE, metodologia ativa e a importância do docente no processo de ensino-aprendizagem.

Na primeira palestra da Convenção, a Professora Ana Paula da Costa Cardoso falou sobre a avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante de Nível Superior). Depois, a Professora Regina Célia Werneck Affonso abordou o trabalho com metodologias ativas. À tarde, o Professor Plínio Fernando Ribeiro Eng fez um paralelo entre o poder da visão e a responsabilidade dos docentes na formação de pessoas capazes de mudar o mundo.

Veja fotos

Ana Paula da Costa Cardoso considera o ENADE uma grande ferramenta para o aluno. “É o momento de avaliar o que ele conseguiu aprender na faculdade, de que conhecimentos ele se alimentou de acordo com o que o mercado vai exigir. É bom ele fazer isso porque pode olhar para o resultado e concluir em quê tem de melhorar. É preciso entender que o resultado do ENADE é fruto da parceria entre aluno e instituição. Influencia para os dois. O aluno pode pensar em não fazer bem o ENADE porque acha que isso não interfere em nada para ele, mas interfere sim. Ele vai levar a instituição para onde ele for depois de ser formar. É pra vida toda. Então, é muito importante saber que precisa fazer, e fazer bem feito.”

Regina Werneck diz que o professor que tem em sala de aula 50 alunos influencia 50 eternidades. “O tema é ‘Tempo de Mudança’ e mudança se faz com ação. A pergunta é: a partir de segunda-feira o que será feito? Professor, o que o senhor vai fazer? Porque não adianta achar bonito, mas é fazer o melhor com o que se tem. É preciso agir agora.”

Por sua vez, Plínio Ribeiro Eng lembra que não existe uma profissão no mundo que não tenha na sua origem o papel importante do professor. “Você que é docente, esteja bem consciente da responsabilidade que tem nas mãos. Você pode mudar o mundo através das pessoas que estão na sua frente. Quando eu enxergo não pessoas ocupando uma carteira e sim agentes modificadores que causarão uma mudança positiva no mundo eu tenho certeza de que entrarei em sala de aula com outra atribuição.”

No intervalo para o café e logo após o almoço, servido no próprio local, houve apresentação musical com o Diretor Mateus Mendonça Vieira, o Gestor Mário Monteiro de Castro Neto (Direito) e os professores Sérgio Domingues, Marcos Vinícius e Rogério Pinto.

O Professor Marcelo Dias da Silva participou da convenção e diz que foram momentos de crescimento profissional e pessoal. “Foi muito importante. Contribuiu por demais ao trazer várias visões, desde a questão do ENADE, o uso das novas tecnologias e o gerenciamento pessoal de cada um de nós como professores. Esse momento de reflexões amplia nossa capacidade e nos atualiza.”

O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, sustenta que a ideia é sempre reunir os educadores da Instituição em busca de melhorias. “Educação é algo muito sério. É um serviço nobre, que merece toda a atenção. Eventos como esse e tantos outros que nós promovemos envolvendo os educadores têm sempre o objetivo de melhorar cada vez mais a Educação. Todas as vezes que nós alcançamos esse objetivo nosso aluno sai ganhando porque recebe ensino de qualidade”.

Por sua vez, o Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Maciel, considerou o evento um sucesso porque a participação foi intensa. “A II Convenção de Professores da Univiçosa foi muito interessante porque houve uma participação ativa de todos. Os palestrantes foram formidáveis. Os temas foram muito úteis e atuais. Tenho certeza que os professores da Univiçosa têm, a partir de agora, um espírito diferente, tentando atingir a meta da qualidade de ensino cada vez maior. Esses momentos são essenciais. A Univiçosa mostra mais uma vez que a valorização das pessoas traz o crescimento da Instituição em benefício dos nossos alunos”.