“Seed paper” o papel que vira flor

Publicado em 28 de abril de 2014

Foto: Stock Photos

O papel semente foi elaborado e desenvolvido artesanalmente no início de 2008 e, desde então, passou por diversos testes de qualidade antes de ser aprovado para a comercialização.

Ele tem as mesmas características de um papel reciclado artesanal, mas com um diferencial: possui vida! Durante seu processo de fabricação, o papel semente recebe sementes diversas, permitindo que dele germinem plantas e flores.

Esse papel especial pode ser utilizado na confecção de brindes e produtos ecológicos: envelopes, caixas, embalagens, cartões, crachás, convites, tags para confecções de roupas, brindes ecológicos e outros.

Traz, em si próprio, uma solução pós-consumo, reduzindo a agressão do homem ao meio ambiente. Ao invés de jogá-lo no lixo após sua utilização, o papel semente deve ser molhado e plantado em terra fértil.

Além disso, essa ação possibilita a geração de renda para diversas comunidades em situação crítica de pobreza.

Características

O papel semente tem vida e, portanto, características próprias. Ele necessita de uma menor área útil do papel para germinar: 45 cm². Suas sementes são certificadas pelo importador, testadas e aprovadas. Já existem no mercado: cravo túnico sortido (ou cravo francês), boca de leão, camomila, manjericão, pimenta e rúcula, dentre outras.

O número de dias para inicio da germinação pode variar em função das condições climáticas e do tipo de solo do local de plantio. O prazo médio para germinação é de 30 dias.