Extensão projeto do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa no bairro de Silvestre será levado também ao João Brás

Publicado em 28 de abril de 2015

Professor Gustavo e parte da equipe do projeto


Gustavo Carvalho Cobucci: Professor do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa. Coordenador do Programa Médico Veterinário da Família. Izabela Flávia Barros e Mayara Santos: alunas do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa

Em agosto de 2014 foi criado o projeto de extensão Médico Veterinário da Família, em parceria com a Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro de Silvestre. O projeto conta com a participação de alunos do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, e tem como objetivo conscientizar e informar a população sobre zoonoses, importância da vacinação, vermifugação, posse responsável, castração e cuidados gerais com os animais.

Na primeira fase do projeto, entre agosto e novembro de 2014, os alunos percorreram as ruas, juntamente com funcionários do Programa Saúde da Família (PSF), cadastrando os animais domiciliados e semi-domiciliados, passando informações aos proprietários e, caso necessário,encaminhando os animais ao Hospital Veterinário para consultas a custos reduzidos. Na segunda fase, entre fevereiro e maio de 2015, as equipes retornaram às casas onde o atendimento foi realizado e aplicaram um questionário para avaliar as mudanças após a primeira visita. Na terceira fase, com previsão para o segundo semestre de 2015, serão ministradas palestras para moradores da comunidade e nas escolas a fim de alertar sobre a importância da vacinação anual de cães e gatos. Os temas abordados nas palestras serão resultado de um apanhado sobre os assuntos menos conhecidos pela população atendida.

Também estão envolvidas: a Gestora do Curso de Medicina Veterinária, Alessandra Sayegh; as alunas Thallita Claudino, Marina Dresler e Sthepanie Salinas (colaboradoras).

Entre agosto e novembro de 2014, foram atendidos 80 gatos e 365 cães. No bairro de Silvestre, 99,2% dos entrevistados reconhecem a importância da vacinação anual para prevenção de doenças em cães e gatos; 52% dos proprietários vacinaram seus animais após a visita do Médico Veterinário da Família.

De acordo com Alessandra Sayegh, “o papel do Médico Veterinário engloba também a saúde da família, como um todo, cuidando diretamente da saúde dos animais de estimação que estão em contato com os seres humanos e cuidando dos alimentos de origem animal que chegam à mesa dos consumidores. O projeto Veterinário da Família nos dá a oportunidade de praticar a saúde pública, em sua forma mais ampla, visitando a comunidade de casa em casa, praticando a prevenção e educação em saúde da população.”

A ideia é ampliar o projeto para outros bairros, garantindo a saúde e imunização adequada dos animais de toda a cidade de Viçosa e proporcionar aos estudantes a oportunidade de trabalhar com a medicina veterinária preventiva. Dessa forma, o Hospital Veterinário da Univiçosa estreita seu relacionamento com os moradores funcionando como sede de monitoramento desses animais.

Em breve, começarão as visitas no bairro João Brás.