Parte da programação realizada na manhã desta segunda-feira (11), para recepcionar os calouros dos cursos diurnos, foi repetida à noite, nas boas-vindas aos novos estudantes dos cursos superiores de curta duração. Presentes, nos dois auditórios, cerca de 200 estudantes de Marketing, Gestão Ambiental, Redes de Computadores, Sistemas para Internet/Comércio Eletrônico e Processos Gerenciais/Gestão de Pequenas e Médias Empresas, recebidos na Faculdade pelos diretores Antônio Lima Bandeira (Geral), Per Christian Braathen (Acadêmico) e Evaldo Zeferino Rodrigues (Administrativo), pelos coordenadores dos cursos e servidores técnico-administrativos. Falaram aos estudantes, Antônio Bandeira e Per Christian, além do Professor Cristiano Gomide Cabral, em palestra sobre inovações tecnológicas.
Reafirmando o que disse pela manhã aos estudantes dos cursos de Saúde, Antônio Bandeira destacou a entrada dos novos estudantes no cenário diferenciado do ensino superior, onde a busca pela informação e pelo conhecimento encontra o suporte de professores especialistas, mestres e doutores e de uma completa infra-estrutura de pessoal e equipamentos. Com isso, o aprendizado adquirido na Faculdade irá possibilitar a formação de profissionais conscientes, participativos, éticos e socialmente responsáveis, prontos para multiplicar continuamente o conhecimento em benefício da sociedade.
O Professor Per Christian também reforçou, à noite, seu pronunciamento da manhã, sobre o compromisso da Faculdade com o princípio construtivista em que alunos e professores, juntos, constroem e reconstroem o conhecimento constantemente, sustentando que, aqui, se promove a aprendizagem significativa [aquela que gera resultados concretos e consolida o saber, diferentemente da aprendizagem mecânica, na qual a pessoa simplesmente decora informações para obter um bom resultado na prova].
Em sua palestra, o Professor Cristiano Cabral desafiou os novos estudantes dos cursos noturnos da Faculdade a vencerem o cansaço — a grande maioria trabalha o dia todo — e os convidou a construírem a própria história, especialmente a partir desse novo acontecimento: a entrada no curso superior de curta duração. “E preciso aproveitar bem o tempo, que não é reciclável. O minuto que passou não pode mais ser recuperado e cada instante deve ser utilizado para produzir coisas boas”, disse. Traçando um paralelo entre o desenvolvimento de novas tecnologias e a evolução do ser humano — desde o domínio das técnicas agrícolas até o microchip, Cabral mostrou que, cada vez mais, diminui o tempo entre as novidades tecnológicas e o profissional deste novo mundo deve se esforçar o tempo todo para adquirir e aprimorar seus conhecimentos porque a disputa pelo mercado de trabalho é acirrada e o sistema é altamente seletivo, abrigando somente os que têm competência, que se adquire com uma formação sólida e de qualidade.
Hoje, os novos acadêmicos terão aulas normalmente.
Novos acadêmicos de cursos noturnos são recepcionados com palestras
Publicado em 12 de fevereiro de 2008