Farmácia escola é exigência nos cursos de Farmácia

Publicado em 05 de agosto de 2015

FarmaUni

Adriane Jane Franco: Farmacêutica, Especialista em Farmacotécnica Homeopática. Professora do curso de Farmácia da Univiçosa

A formação e a preparação de futuros profissionais da área de saúde é uma preocupação frequente dos órgãos de educação. Pensando nisso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) publicou em 4 de março a Nota Técnica DAES/INEP n 008/2015, obrigando a estruturação da Farmácia Universitária para os cursos de Farmácia. Portanto, a partir da data da publicação, todos os cursos de Farmácia precisam preencher esse pré-requisito em sua infraestrutura.

A Farmácia Escola é necessária para que os novos profissionais comecem a interagir em um ambiente, considerado pela Lei 13.021, como uma unidade de assistência farmacêutica e à saúde. Dessa forma, a população tende a ganhar com uma melhor assistência e oferta de serviços, e o egresso se capacita para atender às expectativas da sociedade.

A farmácia de uma instituição de ensino passa a ser um local de práticas e estágios efetivos dos estudantes, ou seja, considerado pelo INEP como um laboratório didático especializado de ensino, que também poderá servir para pesquisa e projetos de extensão.

O curso de Farmácia da Univiçosa conta com uma farmácia escola na qual os graduandos vivenciam a prática farmacêutica, aplicando os conhecimentos teóricos e práticos da sala de aula em um ambiente onde há o contato com o cliente.