Dia do Nutricionista eventos na Univiçosa alertam para fome no mundo

Publicado em 31 de agosto de 2010

Plantio de árvore

 
Esta terça-feira, 31 de Agosto, tem programação especial na Univiçosa pelo Dia do Nutricionista. Por iniciativa do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantido pela Univiçosa, estão acontecendo eventos especiais.
 
De 9h30 às 9h50, no hall do primeiro piso do Pavilhão 1 de Aulas, houve exposição de trabalhos, apresentação de clipes e fotos e orientação nutricional para a comunidade acadêmica – alunos, professores e servidores, além do início da campanha de arrecadação de alimentos.
  
Às 11h, acadêmicos de Nutrição e de outros cursos, acompanhados de professores e gestores, plantaram uma muda de ipê em homenagem póstuma a Lorenna Couto de Moraes, que faleceu em julho.
 
Às 18h, na Sala 213, o Nutricionista Wander Lopes Pereira, Mestre em Química Agrícola e Doutorando em “Bioquímica” pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), ministra a palestra “Caquexia do Câncer: Conceitos e Implicações Bioquímicas”. Para assistir à palestra bastará doar um quilo de alimento.
 
Na mobilização de hoje foi levantada a questão da fome sob dois aspectos: em decorrência da falta de acesso aos alimentos e a fome como resultado falta de vontade de comer devida a transtornos alimentares.  
 
Mobilização contra a fome
 
Sobre o início da campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, a Nutricionista Luiza Carla Vidigal Castro, Gestora do Curso de Nutrição da Univiçosa, comenta: “Sabemos que a arrecadação de alimentos não resolverá a fome no mundo, mas esperamos que as pessoas se sensibilizem para a situação pela qual está passando o nosso planeta”.
 
A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) está com a campanha mundial “1billionhungry” – um bilhão de pessoas com fome, e já conta com a adesão de mais de 400 mil pessoas à petição dirigida aos líderes mundiais para eleger a erradicação da fome como prioridade. O documento eletrônico pode se encontrado no site da FAO.
 
No Brasil, houve importantes avanços institucionais na luta recente contra a fome, dentre os quais a garantia do acesso à alimentação entre os direitos sociais assegurados na Constituição, além da promulgação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e da lei que determina que 30% dos produtos que abastecem a merenda escolar sejam comprados de agricultores familiares.