Conscientização trabalho da Faculdade ganha destaque nacional

Publicado em 29 de setembro de 2009

O Prof. Romeu e alunos

Entre os dias 30 de Setembro e 09 de Outubro, alunos da Univiçosa realizam blitze na BR 482, no trecho entre Viçosa e Conselheiro Lafaiete, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo é sensibilizar motoristas que trafegam por aquela rodovia federal e evitar o atropelamento de animais silvestres da região. Estudos demonstram que os acidentes desta natureza estão entre as principais causas de redução da fauna silvestre, juntamente com o tráfico e o desmatamento.

A campanha é resultado de um trabalho realizado há um ano por acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa orientados pelo Prof. Gabriel Domingos de Carvalho.

No início de setembro, o trabalho “Impacto do Atropelamento de Animais Silvestres no Trecho da BR 482, Minas Gerais, Brasil” foi apresentado pela aluna do décimo período do Curso de Medicina Veterinária, Carla Sassi, no II Encontro Internacional de Medicina da Conversação, em Recife (PE), contendo dados preliminares correspondentes a dez meses de monitoramento. No período, contaram-se 228 animais mortos em colisões com veículos, dentre eles quatis, guaxinins, saguis, esquilos, coelhos, seriemas, corujas, gambás de orelha branca e diversos outros mamíferos, aves e répteis.

Selecionado entre os seis indicados para apresentação oral na categoria “temas gerais”, o trabalho foi altamente elogiado e teve sua importância reconhecida por diversos pesquisadores nacionais e internacionais.

A Medicina da Conservação é uma ciência transdisciplinar que visa à promoção da Saúde, Cidadania e Conservação da Vida Silvestre.

Com o slogan “Frear é o Bicho”, a campanha conta com o apoio da Univiçosa e tem o patrocínio da empresa Rinoldi Soapstone. Os alunos que participarão do evento receberão a camisa da campanha e estarão dispostos em quatro pontos ao longo da estrada, em Viçosa, Porto Firme, Piranga e Conselheiro Lafaiete distribuindo panfletos e colocando placas informativas ao longo da rodovia. A iniciativa projeta a Univiçosa não apenas no cenário regional, mas tem importantes repercussões nacionais, de acordo com o Prof. Gabriel Carvalho e a Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade, Profa. Alessandra Arreguy Silva. “É uma iniciativa simples e eficaz, que contribui para a diminuição da mortalidade de espécies da nossa fauna. Por meio da promoção da consciência ambiental dos motoristas, eles podem dirigir com mais atenção e espalhar essa idéia”, diz o Prof. Gabriel.