Alunos de Engenharia Ambiental conhecem práticas de permacultura

Publicado em 27 de setembro de 2011

O grupo da Univiçosa reunido no sítio


Nesta segunda-feira (26), pela manhã, alunos do segundo período de Engenharia Ambiental da FACISA, mantida pela Univiçosa, visitaram o sítio do Engenheiro Agrônomo Daniel Mujalli (Grupo Sauípe), no Distrito de Cachoeirinha, em Viçosa. A atividade externa da disciplina “Ecologia Básica” foi coordenada pela Gestora do Curso, Daniella Sette; e pela professora da disciplina, Regiane Romanini. Daniel Majalli recebeu o grupo e conduziu a visita.

A visita técnica a uma propriedade particular foi importante para a formação dos alunos porque o sítio é um local de estudos, experimentações e cursos. A propriedade integra o Grupo Sauípe (Saúde Integral em Permacultura). No local, a maioria dos alunos teve contato pela primeira vez com a agroecologia, a permacultura e a bioconstrução, um universo bastante amplo e diferente de se praticar ecologia. Foram observadas diferentes técnicas (bambu-a-pique, adobe, hiperadode e compostagem de fezes humanas), a utilização de diversos materiais (barro, bambu e telha reciclada de tubo de pasta-de-dente), formas circulares e semicirculares e variadas soluções ecológicas aplicadas em toda a propriedade, como o banheiro seco, o filtro biológico (saneamento ecológico), hortas em mandala, sistemas agroflorestais e manejo agroecológico.

“As visitas técnicas são um diferencial da Univiçosa, já que ela promove esse tipo de atividade com os alunos logo nos primeiros períodos do curso”, avalia Regiane Romanini.