Publicado em 03 de agosto de 2009
Seguindo recomendação das autoridades federais e estaduais de Saúde, a Diretora da Faculdade, Professora Adriana Silva Fialho Cambuí, baixou ato administrativo adiando o início das aulas na Faculdade. O começo do semestre letivo, previsto para esta segunda-feira (3) foi transferido para 10 de Agosto, em resposta à solicitação do Comitê Estadual de Enfrentamento da Gripe A [Influenza H1N1]. Na sexta-feira (31), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) haviam tomado decisão semelhante. Hoje pela manhã, a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) também adotou a medida. Antes haviam adiado o início das aulas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entre as instituições particulares de ensino superior de Belo Horizonte, a FAMINAS volta às aulas na quarta-feira (5) e o Centro Universitário UNA abre o segundo semestre letivo no dia 10.
O risco individual é baixo, mas há casos raros de maior gravidade e a iniciativa de adiar o início do segundo semestre letivo é uma questão de responsabilidade em relação à saúde pública.
Situação em Minas Gerais
Hoje de manhã, o Governo do Estado de Minas Gerais anunciou a mesma decisão em relação às escolas estaduais. São 2.525.386 alunos da educação básica afetados pelo adiamento. O mesmo ocorreu em relação às creches e escolas da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste período, os estabelecimentos irão treinar professores e funcionários sobre prevenção da Gripe A.
Segundo o último informe da Secretaria de Saúde do Estado, divulgado em 27 de julho, há, até o momento, 321 casos suspeitos e 154 casos confirmados. Ainda não há mortes registradas.
Comunicado da Diretora da Faculdade
A Diretora da Faculdade, Adriana Silva Fialho Cambuí, distribuiu, há pouco, o seguinte comunicado:
"Objetivando reduzir a possibilidade de transmissão do vírus Influenza A (H1N1), os representantes da rede de educação de Minas Gerais, da Divisão de Saúde e da Secretaria do Estado da Saúde recomendam o adiamento das aulas.
Portanto a Faculdade retornará o semestre letivo no dia 10 de agosto, segunda-feira. Vale ressaltar que o calendário escolar será reformulado para reposição das aulas.
Desculpamo-nos pelo transtorno
(a) Profa. Adriana Silva Fialho Cambuí, Diretora da Faculdade".