Opções de tratamento para verrugas

Publicado em 19 de fevereiro de 2014

Verrugas são causadas pelo papilomavirus (HPV)

Ricardo Antônio Zatti: Farmacêutico, Mestre em “Ciências Farmacêuticas”. Gestor do Curso de Farmácia da UNIVIÇOSA

As verrugas são proliferações epiteliais na pele e mucosas causadas por inúmeros tipos de papilomavírus humano (HPV). Ocorrem em qualquer idade, sendo mais comuns em adolescentes e jovens. A lesão é autoinoculável e o paciente pode infectar outras áreas da pele e mucosas. Após a infecção, o tempo de incubação e aparecimento da lesão pode variar de poucas semanas a um ano.

Classificadas conforme sua localização, as verrugas podem ser: vulgares, planas, plantares, genitais e filiformes. De maneira mais grave, podem aumentar em número e tamanho e acometidas por infecções bacterianas e fúngicas. Existem casos em que a verruga regride espontaneamente sem necessidade de tratamento, mas, normalmente, isso é raro. As vulgares representam 80% de todas as verrugas que acometem a população mundial. São manifestadas através de pápulas com hiperceratoses, que podem aparecer em qualquer lugar do corpo, principalmente dorso das mãos e na região dos dedos. Geralmente, essas verrugas acometem principalmente regiões submetidas a traumas, como por exemplo, onde as unhas são aparadas, cortadas ou roídas; e as cutículas retiradas.

As verrugas da pele são muito comuns, e quase todos os indivíduos adultos já tiveram pelo menos um episódio na adolescência ou infância. São transmitidas pelo contacto direto entre as pessoas ou através de objetos como alicates, lixas e cortadores de unha. O vírus está presente nas células mortas que saem da verruga e é introduzido no organismo através de quebras microscópicas na pele ou mucosa.

O tratamento das verrugas consiste na remoção cirúrgica. Entretanto, muitas vezes a lesão reincide no mesmo local, pois podem infectar células profundas da pele, que dão origem a todas as outras. É possível, também, tratamento farmacológico com medicamentos queratolíticos, cuja composição provoca a corrosão controlada da queratina contaminada pelo vírus.

Nas farmácias de manipulação existem inúmeras fórmulas destinadas ao tratamento das verrugas. Os produtos mais eficazes são a base de 5-fluorouracila em creme, ácido salicílico + ácido glicólico em solução e sulfato de zinco. É importante salientar que nenhum destes tratamentos deve ser realizado sem acompanhamento de um farmacêutico.