Veterinária anuncia vacina para professores alunos e funcionários

Publicado em 01 de junho de 2009

Marcos Rodrigo, Cleiton Elói, Celber Limonge e Cristiano Cabral

A raiva é uma doença viral prevenível que acomete mamíferos. Geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado ou do contato de sua saliva com lesões de pele. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Os primeiros sintomas da raiva em humanos não são específicos e consistem em febre, dor de cabeça e mal-estar geral. À medida que a doença progride, os sintomas neurológicos aparecem e podem incluir insônia, ansiedade, confusão, paralisia, excitação, alucinação, agitação, hiper-salivação e dificuldade de engolir. A morte ocorre poucos dias após o aparecimento dos sintomas neurológicos. Não há cura para a raiva. 

“Como os profissionais e estudantes de Medicina Veterinária fazem parte do grupo de risco, é obrigatória a vacinação anti-rábica de todos os alunos para o acompanhamento das aulas práticas de campo”, alerta a Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade, Alessandra Arreguy. 

Clique aqui para ver a lista dos alunos que deverão se encaminhar para a Sala de Vacinas, na Rua Gomes Barbosa, 102 (ao lado da Unimed). O horário é de 7h às 16h30 h e somente os alunos que forneceram seus dados serão vacinados. Os demais ainda poderão procurar a Secretaria de Apoio aos Gestores (Carla ou Déborah), até sexta-feira (5) e passar as informações necessárias. 

Todos os alunos, professores e funcionários do curso devem fazer a sorologia anualmente e caso seja necessária, a revacinação a cada 2 anos.