Mamografia sem medo

Publicado em 03 de novembro de 2015

A mamografia é o exame com acesso garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Marta Cristina Reis. Especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar, Professora do curso de Enfermagem da Univiçosa.

A mamografia é o exame com acesso garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e comumente solicitado pelo médico para detectar o câncer de mama. Segundo aponta o Instituto Nacional do Câncer (INCA) milhares de novos casos serão diagnosticados em 2015.

O câncer de mama é, provavelmente, o mais temido pelas mulheres devido a sua alta frequência e, sobretudo, pelos efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e da própria imagem pessoal.

É um exame feito por aparelho radiológico chamado mamógrafo e tem a finalidade de estudar o tecido mamário identificando alterações como nódulos e microcalcificações que podem ser benignos ou malignos. Nesse exame, a mama é comprimida de maneira a fornecer imagens que auxiliam no diagnóstico.

O nível de radiação é o mesmo de um exame de raios-X e só se torna perigoso quando realizado muitas vezes seguidas e em um curto espaço de tempo. O desconforto provocado é discreto e suportável. Não existe nenhum preparo especial para o exame, mas especialistas aconselham a não usar desodorante no dia, já que isso pode interferir na captação da imagem do exame.

O exame das mamas realizado pela própria mulher, conhecido por autoexame, é importante para que ela conheça o próprio corpo e possa perceber qualquer alteração nas mamas. Porém, o autoexame não substitui o exame físico realizado por profissionais de saúde – médicos ou enfermeiros – qualificados para essa atividade.

Ao sinal de qualquer tipo de mudança na região mamária procure imediatamente um médico, pois ele é o profissional que poderá lhe orientar. E não tenha medo, a mamografia é sua melhor aliada.