O novo Código de Ética da Profissão Farmacêutica

Publicado em 07 de maio de 2014

Farmacêutico tem novo Código de Ética (Foto: Stock Photos)

Adriane Jane Franco: Farmacêutica, Especialista em Farmacotécnica Homeopática. Professora do curso de Farmácia da UNIVÇOSA

No dia 25 de março desse ano, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução 596/2014, que traz um Código de Ética da Profissão Farmacêutica reformulado, além de estabelecer as infrações e regras de aplicação das sanções disciplinares. Com essa resolução ficam revogadas as resoluções 160/82, 231/91, 417/04 e 461/07.

Essa reformulação teve como objetivo tornar mais direto o Código de Ética, favorecendo sua aplicação e entendimento. Essa atualização contemplou, por exemplo, a conduta do farmacêutico nos diferentes meios de comunicação, incluindo redes sociais: o farmacêutico também poderá ser punido caso venha a infringir as normas éticas.

Clique aqui para baixar o novo Código de Ética.

Houve uma preocupação em padronizar os julgamentos, e as penalidades foram vinculadas às infrações que o profissional possa cometer. Foi mantida a mesma classificação das infrações, que podem ser leves, moderadas ou graves, e os prazos de tramitação dos processos foram padronizados.

No curso de Farmácia, a UNIVIÇOSA forma profissionais capacitados para atuar em diversas áreas e é muito importante que o profissional esteja atualizado sobre as regulamentações relacionadas aos seus setores. O farmacêutico também poderá atuar na área de fiscalização, como fiscal do Conselho Regional de Farmácia e da Vigilância Sanitária, lidando diretamente com as regulamentações do setor. No curso de farmácia o estudante tem contado com as resoluções do setor farmacêutico na disciplina de Deontologia e Legislação.