Acadêmicos de Nutrição da Univiçosa criam receitas com alimentos funcionais

Publicado em 27 de maio de 2011

Luiza Carla orienta sobre a análise sensorial


Nesta quinta-feira (27), acadêmicos de terceiro período do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, fizeram a análise sensorial de preparações desenvolvidas neste semestre. O tema foi: ingredientes funcionais. Os estudantes incorporaram os ingredientes em preparações tradicionais criando pratos saudáveis que, além de nutrir, trazem outros benefícios para o organismo, como proteção contra doenças, por exemplo.

Dentre os ingredientes funcionais utilizados estão o tomate (rico em licopeno, associado com redução do risco de câncer), linhaça marrom e linhaça dourada (ricas em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, associados com redução no risco de doenças cardiovasculares), aveia (rica em fibras solúveis que ajudam a prevenir doenças crônico-degenerativas), alho e cebola (associados com redução do câncer do trato digestório e também no controle da pressão arterial),dentre outros.

Os pratos desenvolvidos e testados foram: tomates recheados, cação ao molho de linhaça e urucum, charutos de couve recheados com aveia e linhaça e panquecas de aveia com recheio de soja.

Esta atividade faz parte de um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas Técnica Dietética I (Professora Luiza Carla Vidigal Castro) e Bromatologia (Professora Luciana Rennó de Araújo). As preparações elaboradas em Técnica Dietética estão sendo analisadas na Bromatologia (análise química das preparações em laboratório).

Sete avaliadores, devidamente orientador por Luiza Carla, participaram da análise sensorial e depois preencheram uma ficha de aceitação da preparação. A próxima etapa é concluir a análise química. Em breve, as receitas com o valor nutricional e forma de preparo serão disponibilizadas no site da Univiçosa.