O papel do gestor ambiental nas organizações

Publicado em 07 de maio de 2014

Gestão adequada de questões ambientais é essencial para empresas (Foto: Stock Photos)


Contar com bons profissionais é essencial para o sucesso de uma empresa. Especialmente na área ambiental, esse tipo de demanda cresceu consideravelmente, nas últimas décadas, impulsionado pelo avanço de leis e normas que regem a conduta dos órgãos e das organizações. Com isso, a figura do gestor ambiental ganha cada vez mais importância, pois é ele que analisa desde os processos a serem implementados até suas consequências para a empresa e para a sociedade. O papel do gestor é cuidar do aspecto ambiental da empresa, administrando os diferentes recursos para o atendimento das questões relativas ao meio ambiente exigidas pelos diversos órgãos fiscalizadores.

As atribuições do gestor ambiental são as mais variadas. É ele que realiza a gestão de resíduos da empresa, o controle adequado e ambientalmente correto de insumos, o treinamento dos colaboradores, o auxílio aos setores de planejamento e engenharia na escolha de locais adequados para futuras expansões, bem como o atendimento de solicitações referentes à qualidade ambiental, orientando sobre as exigências legais existentes, a realização de atividades internas e externas que visem à preservação e, mais do que tudo, a integração da comunidade para a melhoria da imagem da empresa.

A demanda por esse profissional no mercado de trabalho é crescente, à medida que as organizações têm adotado uma postura voltada ao desenvolvimento sustentável.

Segundo Marcos Alberto de Oliveira, coordenador do curso de pós-graduação em Gestão para a Sustentabilidade da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), “o gestor ambiental surgiu da necessidade das empresas considerarem a conservação do meio ambiente em suas estratégias de negócios. Por isso, ele ganha cada vez mais espaço no mercado, conforme as empresas se adequam às novas legislações”.

“Ao atuar na elaboração de projetos voltados à conservação do meio ambiente, esse profissional contribui para que a organização tenha uma gestão voltada para a sustentabilidade”, diz a Cristiane Pires, Gestora do Curso de Gestão Ambiental da UNIVIÇOSA.